“você é dono ou gestor de seu negócio? ”
Você já parou para pensar a forma como faz o gerenciamento de seu negócio?
Você pode dizer: sempre deu certo da forma que gerencio, por que fazer diferente agora?
Lhe respondo: Já pensou em quantos clientes já perdeu, em quantas vendas deixaram de existir ou até mesmo em que patamar (superior lógico) seu negócio poderia estar?
Calma! A resposta é simples, a forma como você gerencia seu negócio faz toda diferença e seu cliente percebe isso de forma muito direta.
A pergunta a ser respondida é: Você é dono ou gestor de seu negócio?
O perfil de dono traz à tona a sensação de poder, de ter, e de ser a pessoa que tem (não só o dinheiro para o negócio) o conhecimento como se fosse algum segredo de Estado, ou algo extraordinário que não pode ser dividido. Trata os colaboradores como sendo necessário a seu negócio e que se pudesse substituiria tudo por um único movimento em um teclado de computador. Conduz suas atividades diárias com a autonomia de quem tem o alto conhecimento divino e que pode a qualquer momento mudar o mercado como num passe de mágica.
No entanto, se ele for o único no segmento ainda poderá sobreviver por uns três ou quatro anos se não se reinventar. Porque a principal variável que pode trazer sucesso ou insucesso para o negócio, chama-se cliente. Tenha certeza, enquanto você está preocupado em mostrar quem manda no negócio, o cliente está buscando uma forma de substituir o produto ou serviço comercializado por você. E ainda pior, você perderá colaboradores fantásticos.
O Perfil de gestor, busca sempre interagir com os colaboradores procurando novas soluções que possam ser oferecidas aos clientes, colaboradores e fornecedores. Este tem a visão de que não está no mercado sozinho e que pode a qualquer momento sofrer interferência direta de variáveis que não se consegue dominar, como governos, pandemias, clientes, fornecedores e até mesmo colaboradores. Os investimentos em treinamentos, capacitações, palestras e demais atividades que são fontes de inspiração e melhoria contínua, fazem a diferença no momento de comercializar seus produtos e serviços.
Esse tipo de perfil consegue facilmente reposicionar o negócio em momentos de crises, indecisões de mercado e seguimento bem como a inovação na gestão e prestação de serviço agregado ao cliente. Isso traz um diferencial sensacional para o negócio e faz com que a empresa se sobressaia em relação aos concorrentes. Logico que o cliente irá perceber esse diferencial e permanecerá mais tempo adquirindo produtos e serviços.
Quais dos dois perfis são comuns?
Lamentavelmente o primeiro perfil (dono), e isso independente do grau de instrução ou capacitação profissional. Durante minha trajetória profissional vi diversas empresas deixarem de existir onde eram gerenciadas por esse tipo de perfil, inclusive já trabalhei em algumas.
Você pode perguntar: como sabe qual meu perfil?
Verifique as pessoas ao seu redor, veja como as trata e perceba se elas estão felizes trabalhando com você. Veja se seu cliente indica seus produtos ou serviços. Observe o seu faturamento dos últimos doze meses. Se uma dessas variáveis for negativa, você pode estar com o perfil de gestão equivocado.
Pense nisso…
Sucessos e até a próxima!
Por: José Senivaldo Liberato Professor Universitário, Palestrante Inspirador e Sócio-Diretor da A+ Consultoria Empresarial e Pessoal. senivaldoamais@gmail.com