Vendas de própolis vermelha aumentam entre apicultores de Alagoas
O território alagoano é ‘palco’ do plantio e cultivo de produtos que fortalecem a imunidade do corpo humano. É o caso dos abacaxis, do mel, do extrato de própolis, da laranja lima e de tantos outros que são trabalhados pelo programa Alagoas Maior, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae Alagoas.
Em tempos de pandemia, investir no consumo desses alimentos faz com que o corpo possa criar mecanismos de defesa que torna mais difícil que o indivíduo seja infectado ou, caso seja, tenha mais condições de combater o vírus, fazendo com que o quadro de melhora e a cura chegue mais rápida.
A nutricionista Joelma Marinho alerta que não existe uma fórmula milagrosa que leve a um grande aumento no quadro de imunidade do paciente quando houver o consumo de um alimento específico. O ideal é que seja mantida uma alimentação equilibrada, que inclua um pouco de cada alimento que deve ser aliado a outras práticas.
“Não existe alimento que tenha o poder de destruir um vírus, por exemplo. O que existe é uma constância no consumo de uma alimentação equilibrada que aumenta a imunidade, que são os chamados antioxidantes, como a laranja, o limão, o abacaxi, as castanhas, o cereal integral e os peixes. Assim como evitar a ingestão de açúcar, frituras e farinhas brancas podem prejudicar o sistema imune e causar algumas reações inflamatórias”, destaca.
A nutricionista aponta, no entanto, que a própolis vermelha é um alimento com alto poder antioxidante e com atuação na cicatrização e ação antiinflamatórias comprovadas cientificamente. “Usar diariamente algumas gotas com sucos como o de limão é muito válido em momentos como os que estamos passando”, explica.
Um dos pequenos empreendedores que trabalha com este produto – assim como mel e o composto de mel – é Jean Ferreira, do Apiário Zumbi, em União dos Palmares. Ele conta que a procura pelos produtos nas últimas semanas – quando houve o aumento nas precauções em relação ao novo coronavírus – aumentou.
“Foi surpreendente o quanto a procura aumentou, nós não esperávamos isso. Em média, o que vendemos nessas últimas semanas chegou a ser entre 250% e 300% maior que a média de faturamento que temos normalmente”, afirma Jean. A recomendação é que sejam usadas cerca de 10 gotas de própolis na bebida diariamente como forma de fortalecer o sistema imunológico.
O aumento no número de vendas vem no momento importante para os pequenos empreendedores, uma vez que com a possível crise econômica ocasionada pela pandemia tendem a sentir mais diretamente os impactos negativos da recessão.
“Durante todo o ano, trabalhamos no Alagoas Maior uma forma de proporcionar a produtos como esse a abertura de novos mercados. Infelizmente, a procura maior tem acontecido em um momento tão delicado e difícil. Mas é importante frisar o que nós temos produzido no estado e o potencial existente aqui mesmo, no nosso estado”, afirma Giselle Mascarenhas, coordenadora do Alagoas Maior e Superintendente de Desenvolvimento Setorial e Regional da Sedetur.