Turistas podem conhecer Maceió por interação virtual
A promoção do destino Maceió ganha nesta segunda-feira (29) duas importantes ferramentas de recurso interativo para levar informações sobre a cidade. O Maceió 360° e o Chatbot permitem a ampliação das informações turística por meio das plataformas digitais da Prefeitura de Maceió, com possibilidade de viagem virtual para apresentar os maiores atrativos turísticos da capital alagoana.
A disponibilização deste serviço é parte do aprimoramento dos projetos de marketing digital da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e um importante avanço na entrega de melhorias aos usuários que acessam o site e as redes sociais promocionais administradas pela pasta. O projeto de automação digital também é parte do Programa de Governo do Prefeito Rui Palmeira no período 2017-2020.
As ferramentas estão disponíveis no portal e na fanpage do Experimente Maceió no Facebook para auxiliar turistas por meio da interação virtual.
De acordo com o secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão, com as iniciativas a Prefeitura de Maceió avança na promoção do Turismo, entregando ferramentas atuais, inovadoras e realizadas em parceria, uma importante diretriz do prefeito Rui Palmeira nesta gestão.
“Ao criar o Programa de Marketing Digital, a Prefeitura de Maceió segue inovando na estratégia de promoção e divulgação do destino Maceió, que hoje é sucesso nas redes sociais, com quase 300 mil seguidores no Facebook e mais 75 mil no Instagram. As novas ferramentas têm foco no relacionamento com o público final, o viajante em potencial, e também com os parceiros intermediários, como agentes de viagens e operadores turísticos – que podem ter acesso a todo um conteúdo dinâmico, que vem sendo atualizado e renovado em nossas plataformas digitais”, explicou o secretário.
O desenvolvimento do projeto é fruto de convênio entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em Alagoas, para ampliar o alcance das informações turísticas do destino nas plataformas digitais.
De caráter inovador, o projeto vai favorecer a experiência de quem busca Maceió como destino e poderá contar com um novo recurso interativo para receber informações sobre a cidade.
O prefeito Rui Palmeira ressaltou a importância destas ferramentas para atrair mais turistas e movimentar a economia da capital
“Muito importante esta parceria com o setor hoteleiro, onde vamos utilizar a tecnologia para trazer mais turistas. Isso porque vindo mais turistas, é mais emprego e renda para o maceioense, para o alagoano. E a gente que tem dificuldades orçamentárias tem que fazer ‘mais com menos’. Tá aqui o Maceió 360°, divulgando Maceió em realidade virtual lá fora. Quando o turista tem dúvida se vai para outra cidade ou vem para Maceió e faz este passeio virtual pelas belezas, gastronomia e pela cultura de Maceió, certamente ele vai se decidir em vir para Maceió”, comentou o prefeito.
As duas ferramentas foram apresentadas também para representantes do setor turístico. “A Prefeitura traz para o Experimente Maceió, que é a marca do Turismo, algo que a iniciativa privada usa e que é referência em tecnologia no mundo todo. É a tecnologia aliada 24 horas para atender o desejo do turista num momento primordial, no momento onde o cliente está buscando para onde ir, pesquisando o que fazer, qual destino ele vai. É uma ferramenta que a hotelaria agradece, porque até antes de escolher o hotel, os clientes escolhem o destino. A gente tem que vestir a camisa do nosso destino e Maceió sem dúvida nenhuma sai na frente através desta nova ferramenta”, disse o presidente da ABIH, Miltinho Vasconcelos, parceiro da Prefeitura na iniciativa.
Chatbot
O chatbot é uma tecnologia de interação virtual onde o usuário pode receber informações a partir de perguntas direcionadas a um chat, geralmente disponibilizado em sites e redes sociais de empresas e órgãos governamentais. Uma inovação digital que traz para a administração pública um avanço na prestação de serviços à sociedade e visa facilitar o recebimento de informações sobre assuntos determinados de cada instituição ou empreendimento.
Madson Maia, um dos fundadores da startap Fábrica de Bot, enfatizou a importância da ferramenta para atender o turista. “Chatbot é uma ferramenta para atender ao turista que vem a Maceió. Então, imagina aquele turista que entra na redes sociais ou no site da Prefeitura e busca informação. Dependendo do horário, ele não vai poder contar com uma pessoa para ajudar. Mas com esta tecnologia de chatbot, que são robôs capazes de se comunicar em linguagem natural, ele vai ter todo o atendimento. Ele vai ter informações sobre a gastronomia, hotéis, passeios. É uma ferramenta bem moderna e uma contribuição da Fábrica de Bot para a Prefeitura de Maceió”, disse.
Projeto Maceió 360°
O Projeto Maceió 360° utiliza o recurso da realidade virtual para apresentar os maiores atrativos turísticos da capital alagoana. O material promocional, utilizado como ferramenta de promoção do destino em capacitações com operadores e agentes de viagem em eventos do segmento, é uma das principais ações de marketing da Semtur.
Produzido por uma empresa credenciada pela Google contratada por meio de um convênio com a ABIH-AL, o projeto contou com o apoio direto do trade turístico em Maceió, que ofereceu um suporte fundamental para a execução do material e facilitou a logística necessária para a realização do projeto.
O vídeo em 360° destaca as belezas naturais da capital alagoana através da inclusão dos principais pontos turísticos, um cardápio de experiências que contemplam belezas naturais, experiências gastronômicas, turismo de aventura, a riqueza do artesanato local e o circuito de equipamentos culturais da cidade. O material está disponível no canal do Experimente Maceió no Youtube e na fanpage do Experimente no Facebook.
Flávia Duarte e Flávia Farias / Secom Maceió