“Sua empresa tem um planejamento?”
As vezes os gestores de empresa acreditam que o planejamento de sua empresa não é importante, que as vendas, o atendimento ao cliente, o estoque e alguns outros setores devem ter mais atenção do que construir um documento que “não sairá da gaveta”. Se você pensa dessa forma, cuidado, seu negócio pode estar com os dias contados.
Não que os outros setores não tenham sua importância, tem sim, mas se faz necessário ter um planejamento mínimo de onde se pretende chegar. Vender, gerar recursos financeiros e projetá-los para a continuidade da empresa é fundamental.
Você então pode perguntar: como farei isso, se não tenho tempo?
Quando ouço esse tipo de pergunta fico assustado, pois se o empreendedor não tira um tempo mínimo para analisar o resultado de seus negócios, ele pode não estar percebendo o resultado da empresa e acreditar que está bem. Muito cuidado!
O gestor do negócio, deve obrigatoriamente reservar um tempo para analisar os resultados e direcionar as atividades de planejamento já traçadas. Então vamos à algumas dicas de como construir um planejamento bem simples:
- Reserve um momento para analisar os resultados da empresa. Veja os custos, os lucros obtidos e suas obrigações para um horizonte de tempo futuro;
- Pense em quanto tempo mais sua empresa irá existir se continuar na situação atual, e como ela pode se reposicionar no mercado em que atua, isso é fundamental;
- Estabeleça metas para todos dentro da empresa. Essas metas devem ser alcançáveis, nada muito mirabolante e nem fora do padrão atual.
- Faça uma descrição de todos os objetivos que sua empresa pretende alcançar e os motivos pelo qual isso é importante;
- Por último, faça com que todos da empresa tenha conhecimento deste planejamento.
Esses são passos básicos para se construir um planejamento. Lógico que se você quiser fazer algo mais elaborado usando ferramentas de diagnóstico estratégico, recomendo que contrate um profissional em consultoria empresarial que irá lhe orientar nessa construção. Existem excelentes profissionais nessa área.
Não importa o tamanho de sua empresa, o que importa é como você organiza ela para que o tamanho mude. Isso se chama gerenciamento. Busque sempre informações sobre sua área de atuação, acompanhe a concorrência, veja as inovações, análise seus clientes, busque novos fornecedores. Agindo assim você nunca ficará fora do mercado e sua empresa irá se transformar para melhor.
Pense nisso…
Sucessos e até a próxima!
Por: José Senivaldo Liberato, Professor Universitário, Palestrante Inspirador e Sócio-Diretor da A+ Consultoria Empresarial e Pessoal. senivaldoamais@gmail.com