Semscs reforça orientações para população no Réveillon
Com a proximidade dos festejos de Réveillon, a Secretaria Municipal de Convívio Social e Segurança Comunitária (Semscs) reforça as orientações sobre as boas práticas de convivência para a população e os ambulantes que estarão reunidos na principal área de espetáculo de fim de ano, que é a orla de Maceió.
A principal orientação do titular da Semscs, coronel Ivon Berto, é que a população respeite o espaço público. “A calçada, o passeio público, praças, ruas e as vias de forma geral são ocupadas para os festejos, mas esse espaço é de todos e as pessoas devem respeitar o espaço do outro”, ressalta.
Quanto à utilização de tendas, mesas e cadeiras nas calçadas, a orientação é que as pessoas ocupem as calçadas de forma respeitosa deixando espaço para a passagem de todos. “Principalmente quando se trata de acessibilidade, é necessário lembrar que por ali passam também cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção, então as vias e as calçadas precisam ser preservadas. Além disso, há um limite para o volume do som e cada um tem que ter a consciência de que todos têm o direito de festejar sem desrespeitar o espaço do outro”, alerta.
A coordenadora geral de Fiscalização de Posturas, Elisangella Melo, reforça o apelo do secretário e lembra que os ambulantes não podem utilizar garrafas de vidro e nem espeto de madeira. “Essa determinação legal já é do conhecimento de todos e, quando a lei proíbe, é exatamente para garantir a segurança de todos, pois esses objetos podem se transformar em armas e no momento de uma briga ou discussão, podem ser utilizados e ferir as pessoas no entorno. A fiscalização estará sendo muito rigorosa nesse sentido”, diz.
Fiscalização
No dia 31, a fiscalização de posturas vai atuar visando o ordenamento, principalmente, na orla marítima, pois a população tende a migrar para aquela região. “A fiscalização também vai atuar em outros locais de aglomeração em toda a cidade para garantir que os ambulantes cadastrados possam comercializar, e as famílias e turistas possam desfrutar dos espaços depois da queima de fogos. O papel principal da fiscalização é garantir a toda a população o direito de ir e vir”, conclui o secretário.
Fonte: Ascom Semscs