Segurança Cidadã inicia fiscalização em barracas de fogos de artifício em Maceió

Segurança Cidadã inicia fiscalização em barracas de fogos de artifício em Maceió

Operação visa evitar irregularidades na venda de fogos de artifícios. Foto: Matheus Alexandre (estagiário)/Ascom Semsc

O mês de junho é o período de maior procura por barracas que comercializam fogos de artifício. Para assegurar o funcionamento correto destes estabelecimentos, a Secretaria de Segurança Cidadã (Semsc) realizou, na manhã desta quinta-feira (1º), uma operação de fiscalização em barracas que vendem fogos de artifício em Maceió. A ação contou com o apoio dos Bombeiros Militares de Alagoas e da Guarda Municipal de Maceió (GMM).

Os fiscais de posturas da Semsc observaram se os estabelecimentos estavam com alvará de autorização – emitido pela secretaria – cumprindo os processos de licenciamento e o laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros, para evitar irregularidades e trazer segurança à população.

“O foco é evitar acidentes e garantir a segurança, tanto para os comerciantes, quanto para os consumidores. Por isso, as vistorias são de fundamental importância. Ter o certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros e o alvará de autorização, emitido pela Semsc, garantem que o processo esteja acontecendo conforme a lei exige”, explica o secretário de Segurança Cidadã, Carlos Guido.

Comercialização

No início do mês de maio, a Semsc realizou o cadastro dos comerciantes que pretendem vender fogos de artifício no período junino. A pasta recebeu 22 solicitações e concedeu 22 alvarás, liberando a comercialização dos produtos. Entretanto, é necessário apresentar o documento de vistoria do Corpo de Bombeiros para que o alvará seja entregue.

O tenente do Corpo de Bombeiros Militares de Alagoas, Marculino da Silva, explica que a operação vai identificar se os comerciantes estão com o certificado de vistoria, emitido pela corporação, e se a vistoria foi executada de forma correta e segura.

“Iremos fiscalizar, junto com os demais órgãos, se a barraca possui o certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros. Tendo ele em mãos, estão liberados para armazenar os fogos e, posteriormente, após a autorização da Prefeitura de Maceió, vendê-los. Isso garante que um fiscal tenha feito a vistoria do local e a comercialização seja feita de forma segura”, conclui.

Assessoria

4 Cantos Alagoas

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.