Samu Aeromédico resgata turista vítima de afogamento em Coruripe
Uma vítima de afogamento na Lagoa do Pau, localizada no município de Coruripe, litoral sul alagoano, foi resgatada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Para esse socorro, deste sábado (19), foram liberados o Falcão 05, helicóptero do Samu Alagoas, e a Unidade de Suporte Básico (USB) de Coruripe.
Quando a equipe do serviço Aeromédico chegou no local, a vítima do sexo masculino, que é do Estado de São Paulo, tinha sido retirada da água por um amigo e estava recebendo os primeiros atendimentos pelos socorristas do Samu de Coruripe.
De acordo com Diogo Gonzaga, médico do serviço Aeromédico do Samu, o paciente apresentava um afogamento nível grau 3.
“Fizemos a avaliação do paciente que estava tossindo e com dificuldade para respirar. Quando auscultei o paciente, o pulmão dele apresentava uma alteração, configurando um edema agudo no órgão. Fizemos a estabilização da vítima e o transferimos para o Hospital Geral do Estado, em Maceió”, contou o médico.
A vítima se encontra internada e em observação na área vermelha clínica do HGE.
Graus de afogamento – Os graus de afogamento são classificado em seis estágios. No grau um, o paciente apresenta tosse; no dois, a vítima irá espumar um pouco pela boca ou pelo nariz. Nos gruas três e quatro, a quantidade de espuma vai ser maior, a diferença entre esses dois níveis será na presença ou não do pulso radial.
Nos outros dois níveis, o paciente estará inconsciente; no cinco, apresentando parada respiratória e, no seis, será uma parada cardiorrespiratória.
Assessoria