Promovido pelo Governo, III Encontro Estadual de Museus de Alagoas está com inscrições abertas
Foto/Alexandre Teixeira
Ascom Secult
O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, promove o III Encontro Estadual de Museus de Alagoas, no dia 27 de setembro, das 9h às 17h, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas, localizado no bairro do Jaraguá, em Maceió. As inscrições para o encontro já estão abertas e podem ser feitas aqui.
De acordo com a Secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, o objetivo é disseminar conhecimentos e práticas museológicas, promovendo o intercâmbio e a cooperação entre museus e profissionais do setor em Alagoas.
“Será uma oportunidade para que profissionais e instituições do setor museal contribuam para a formulação de estratégias que impulsionarão as políticas museológicas não só em Alagoas, mas em todo o país. Sob a liderança do governador Paulo Dantas, estamos comprometidos em fortalecer o setor cultural e museal no Estado, e acredito que este encontro permitirá ouvir as contribuições de todos os envolvidos e construir um futuro mais sólido para nossos museus”, afirmou Freitas.
O evento, que conta com a parceria do Ministério da Cultura, por meio do Sistema Brasileiro de Museus e Instituto Brasileiro de Museus, será realizado no âmbito do programa RE(CONEXÕES), que visa criar um espaço de diálogo e participação social, fortalecendo as políticas voltadas ao setor museológico. A edição de 2024 buscará coletar contribuições para o desenvolvimento do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) para o período de 2025 a 2035.
“O Encontro Estadual é um espaço fundamental para o intercâmbio de conhecimentos e práticas entre museus e seus profissionais. Nosso objetivo é promover uma discussão diversificada sobre temas relevantes para a museologia e a preservação do patrimônio”, disse a coordenadora do Sistema Alagoano de Museus.
A programação contará com apresentações culturais, mesas redondas e grupos de trabalho, abordando temas como fomento e sustentabilidade dos museus, identidade e educação patrimonial, democratização e participação social, além de diversidade cultural e acessibilidade.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (82) 98882-2410 ou pelo e-mail sistemaalagoanodemuseus@gmail.com.
Confira abaixo a programação completa:
9h – Abertura com apresentação cultural da mestra Zeza do Coco.
9h30 – Falas institucionais com representantes do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Sistema Alagoano de Museus (SAM) e Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (SECULT Alagoas).
10h – Mesa redonda: Museu Inspiração de Alagoas.
Participação: Museu do Tribunal de Justiça de Alagoas com Irina Vegar; Museu de Arte e Cultura Joãozinho Lisboa (Pão de Açúcar) com o Dr. Igor Rodrigues; Expografia museal com Werner da Núcleo Zero; Educação Patrimonial com a arquiteta Adriana Guimarães.
11h – Apresentação do Plano Setorial – IBRAM.
12h – Almoço.
13h – FORMAÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO.
GT 1: EIXO – Fomento, sustentabilidade e economia dos museus.
Moderador: Professor Dr. Filipe Cavalcanti (MHN).
Relatora: Museóloga Hildênia Oliveira (MTB).
GT 2: EIXO – Identidade, patrimônio, memória e educação.
Moderador: Professor Dr. Jorge Luiz (UFAL).
Relatora: Sociólogo Lucas Bernandes (IPHAN).
GT 3: EIXO – Democratização, participação social e institucionalização do campo museal.
Moderador: Turismólogo Henrique Dantas.
Relatora: Bibliotecária Ma. Mira Dantas (SAM).
GT 4: EIXO – Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política museal.
Moderador: Dr. Igor Luiz Rodrigues (Museu Pão de Açúcar).
Relatora: Museóloga Cíntia Rodrigues (MHN).
16h – Apresentação e deliberação dos Grupos de Trabalhos (GTs).
17h – Encerramento.