Programação do São João 2018 terá Marília Mendonça, Gustavo Lima, Cezinha, Leo Magalhães, Saia Rodada e Cavaleiros do Forró
Redação com assessoria
A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), divulgou nesta segunda-feira (09), a programação do São João 2018. O anúncio foi feito pelo prefeito Rui Palmeira, acompanhado do presidente da Fmac, Vinícius Palmeira, durante uma coletiva de imprensa realizada do Mercado Público de Jaraguá.
Neste ano, o tema da festa é “São João de Maceió é Praia, Festa e Forró” e as apresentações serão realizadas entre os dias 22 e 30 de junho em uma grande estrutura montada no tradicional bairro do Jaraguá. Entre as atrações confirmadas, estão Marília Mendonça, Gustavo Lima, Cezinha, Leo Magalhães, Saia Rodada e Cavaleiros do Forró.
Durante o anúncio da programação, o prefeito Rui Palmeira reforçou que a intenção é colocar o São João de Maceió entre as maiores festas do Brasil. “A gente vai fazer o maior São João que nossa cidade já viu. Vamos continuar incentivando os arraiais nos bairros da cidade, mas também vamos fazer uma festa grandiosa na região do bairro do Jaraguá. Nosso São João não vai ficar devendo em nada para os principais do país. Teremos atrações de peso nacional que vão colocar Maceió no calendário das maiores festas juninas do Brasil”, ressaltou Rui Palmeira.
O prefeito também pontuou que o São João de Maceió passa a ser um produto turístico. “Nosso São João será uma excelente oportunidade de expor ainda mais a nossa cidade para todo o Brasil. Aqui nós teremos um diferencial em relação às outras cidades com tradição no São João, como Caruaru e Campina Grande, que são nossas praias. Então, quem vier para Maceió vai poder aproveitar, além da festa, nossas belezas naturais”, afirmou o prefeito.
Diversidade cultural
A estrutura do São João 2018 contará com os Arraiais Central, do Forró Pé de Serra e do Forrock, além da Vila Cenográfica, Pavilhão das Quadrilhas e Forró nos Mercados. O evento terá a participação de artistas locais, regionais e nacionais.
O presidente da Fmac, Vinicíus Palmeira, destacou que o São João 2018 vai celebrar a diversidade cultural da capital alagoana. “Esse São João vai ser um evento que vai chamar atenção pela sua amplitude. Vamos ter 50 arraiais nos bairros, vamos ter forrock, e dentro do Estacionamento do Jaraguá, o arraial central com shows de artistas conhecidos nacionalmente”, disse.
Ainda segundo Vinícius Palmeira, serão mais de 80 atrações, tanto locais quanto nacionais. “O São João acontece não só na área do Estacionamento do Jaraguá, onde o maceioense já está habituado, mas também em vários pontos espalhados pela capital. Nosso São João vai competir com as principais festas do Nordeste”, acrescentou.
Turismo
De acordo com o secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, a festa vai alavancar a ocupação hoteleira de Maceió. “Junho é um mês que historicamente registra uma menor ocupação nos nossos hotéis, então, nosso São João vai movimentar nossa economia por meio do Turismo. Vamos nos empenhar para divulgar e promover ainda mais a nossa cidade através do São João”, frisou o gestor.
O São João de Maceió é realizado por meio de uma parceria com a empresa Branco Promoções e Eventos, vencedora da licitação pública lançada pelo Município em 2017. A parceria entre a Prefeitura e a empresa privada trará economia aos cofres da Prefeitura, além de posicionar Maceió na rota de competitividade com eventos que acontecem no mesmo período.