Prefeitura visita em Fortaleza (CE) projeto esportivo que mudou realidade da periferia

Prefeitura visita em Fortaleza (CE) projeto esportivo que mudou realidade da periferia

Os projetos inovadores que impactam diretamente a vida de quem vive nas periferias de Maceió são prioridade na gestão de políticas públicas da cidade.  A Prefeitura da capital, através da Secretaria Municipal de Esporte, foi a Fortaleza, capital cearense, para conhecer melhor os avanços do projeto Areninha que já beneficiou mais de 30 mil jovens que moram em regiões periféricas.

Na prática, a Prefeitura de Fortaleza utiliza o Esporte como ferramenta para fortalecer a aprendizagem da garotada e ainda garante alternativas para afastá-la da criminalidade e descobrir novos talentos. Já foram instalados 109 campos de grama sintética que variam de tamanho para se adequar a realidade da região, além de arquibancadas, novos refletores, bancos de reservas e vestiário.

Nas unidades com maior espaço, existe um anexo chamado Escola Areninha com capacidade para atender 320 alunos da Rede Municipal, entre 11 e 14 anos, no contraturno escolar. “Estou encantado e impressionado com a grandeza desse projeto que os amigos de Fortaleza investiram e tornaremos isso uma realidade em Maceió. Já temos o projeto em andamento para construir 30 areninhas na primeira etapa e outras 30 na segunda etapa, totalizando 60 arenas de grama sintética para movimentar e atrair a garotada”, disse o secretário municipal de Esporte, Thales Novaes, durante a visita aos espaços.

Espaço Areninha funciona no contra turno escolar com aulas de reforço de português e matemática, além de atividades esportivas no campo.
Espaço Areninha funciona no contra turno escolar com aulas de reforço de português e matemática, além de atividades esportivas no campo.

Para o supervisor das Areninhas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Fortaleza, Élcio Júnior, investir nesse projeto é um importante passo para fazer as ações serem efetivas e chegarem a quem realmente mais precisa. “Acho importantíssimo a visita técnica dos secretários e amigos de Maceió aqui em Fortaleza. Já recebemos equipes de várias capitais para conhecer de perto esse projeto que tem dado muito certo aqui na capital cearense. Um olhar sensível do Prefeito Sarto em investir nesses espaços e atrair jovens. Hoje realizamos a maior competição amadora de futebol com mais de 650 times competindo, ou seja, a população aceitou e abraçou o projeto de uma maneira incrível”, explicou o supervisor.

Os dois tipos de areninha implantados na capital cearense variam de acordo com o tamanho do espaço público disponível. O tipo 1
conta com campo em grama sintética, dois vestiários, depósito, área de banco de reservas e dimensão de 5.696 m²; e tem custo médio de 1 milhão e 718 mil reais. Já o tipo 2, é certificado pela Fifa e com garantia de cincos anos, também com grama sintética, dimensões de 20m×40m, depósito de materiais, vestiário e alambrado. Nesse caso, o custo chega a 240mil reais.

Em todos os espaços que contam com o projeto a area de praça ao redor recebeu ações de manutenção e reesrtuturação.
Em todos os espaços que contam com o projeto a area de praça ao redor recebeu ações de manutenção e reesrtuturação.

MACEIOENSES DOMINAM IRONMAN FORTALEZA

Uma das maiores provas de triatlhon da América Latina desembarcou na capital cearense, no último domingo (19) e Maceió estava bem representada com 6 triatletas que tiveram inscrições asseguradas pela Secretaria Municipal de Esporte. Com média de 4 horas e 40 minutos de prova, Maceió teve três atletas masculinos e duas atletas femininas, classificados para etapa do Mundial que será realizado na Nova Zelândia.

“Mais uma notícia boa para o Esporte em Maceió. Estamos sempre buscando formas de fomentar e estimular a prática esportiva na cidade e os resultados estão surgindo. Sinal de que temos atletas preparados, aguardando políticas públicas, espaços para treinamento e apoio para levar o nome da cidade para o mundo”, argumentou Thales, secretário municipal de Esporte.

Fellipe Lyra, o segundo melhor colocado na prova entre os representantes de Maceió, destacou a importância de receber esse apoio da Prefeitura. “Já estou há 9 anos nesse vida esportiva e nunca tivemos esse tipo de incentivo e reconhecimento. Tudo isso tornou esse momento especial, estarmos aqui encerrando a temporada, garantindo vaga na final e só tenho a agradecer pelo apoio e reconhecimento”, contou o triatleta.

Assessoria

4 Cantos Alagoas

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.