Prefeitura de Maceió inicia plantio de árvores em canteiro da Rota do Mar
Nesta quarta-feira (5), a Prefeitura de Maceió iniciou mais uma ação voltada para a finalização da Rota do Mar, via que vai ligar o Benedito Bentes ao bairro de Guaxuma. A princípio, a arborização será feita em cerca de 1,2 quilômetro do canteiro, com o plantio de 41 palmeiras da espécie rabo-de-peixe, que podem atingir cerca de dez metros de altura.
Para que as palmeiras cresçam de forma mais rápida e saudável, os servidores da Superintedência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), responsáveis pelo serviço, estão fazendo o uso de um polímero químico, o hidrogel, que economiza água de irrigação, mas permite que as plantas continuem sendo cuidadas com delicadeza e precisão, principalmente em épocas mais secas.
GALERIA DE FOTOS
Hidrogel economiza água de irrigação, mas permite que as plantas continuem saudáveis, principalmente em épocas mais secas. Foto: Ascom Sudes
Ivens Tenório, superintendente de Desenvolvimento Sustentável, afirma que o local será de grande valia para a população maceioenses e precisa estar limpo, organizado e bonito.
“É uma grande obra que será entregue pelo prefeito JHC, por isso, estamos realizando um trabalho intenso na região. Já fizemos educação ambiental e agora estamos iniciando a arborização, que irá deixar o local bonito e sustentável”, disse.
Ao fim do plantio das mais de 40 palmeiras rabo-de-peixe, a Sudes irá viabilizar o plantio de árvores por toda extensão da Rota do Mar. A previsão é que mais de 1.200 exemplares, de diferentes espécies, contemplem a região.
É importante ressaltar que, no projeto inicial da obra da Rota do Mar, benefícios como a arborização, iluminação de toda a via e a instalação de uma ciclovia não estavam previstos. No entanto, ao assumir a intervenção, o prefeito JHC determinou que tais benfeitorias fossem executadas e fizessem parte do projeto final da avenida.
GALERIA DE FOTOS
Mais de 1.200 exemplares serão plantadas em toda extensão da Rota do Mar. Foto: Ascom Sudes
No local, também está sendo colocada a técnica de hidrossemeadura, que promove a revegetação do solo através da aplicação hidromecânica de uma massa pastosa composta por fertilizantes, sementes, camada protetora, adesivos e matéria orgânica. O traço característico é determinado pelas necessidades de nutrição da vegetação a ser introduzida, como é o caso da grama. Serão implantados mais de 50 mil metros em toda a rodovia e esta é a primeira experiência feita com o produto em Maceió.