Prefeito Rui Palmeira vistoria obras do Centro Pesqueiro
O prefeito Rui Palmeira vistoriou as obras do Centro Pesqueiro de Jaraguá, na tarde desta quarta-feira (21). No local, antes ocupado por entulhos, esgoto a céu aberto e famílias vivendo em condições precárias, estão em fase de finalização depósitos, estaleiros, mercado de peixe, fábrica de gelo e outras estruturas que vão valorizar o trabalho desenvolvido pelos pescadores.
“Viemos, mais uma vez, ver de perto o andamento da obra, que agora está em fase de conclusão. Para nossa alegria, em breve, vamos entregar o Centro Pesqueiro, transferir as famílias que trabalham no antigo mercado do peixe aqui para dentro, dar dignidade e melhores condições de trabalho. A estrutura foi toda voltada para a comunidade pesqueira, para os antigos moradores da favela do Jaraguá. Também vamos tornar essa área, não tenho a menor dúvida, um novo ponto turístico de Maceió”, disse Rui Palmeira.
Elaborado em parceria com os moradores da antiga favela do Jaraguá, que foram transferidos para o Residencial Vila dos Pescadores, no Sobral, o projeto beneficia a quem tem na pesca a principal atividade de sobrevivência.
O secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, destacou a importância do equipamento público para a atividade turística. “A obra é muito esperada por toda a população e todo o trade turístico. O Centro Pesqueiro está num dos pontos mais bonitos da cidade, com um pôr-do-sol impressionante. O espaço foi recuperado e será devolvido para os pescadores, que poderão trabalhar de forma adequada. Ele também será, como em outros centros pesqueiros do país e do mundo, uma atração turística, reforçando a cadeia produtiva”, disse o gestor.
A estrutura do Centro Pesqueiro terá depósitos, estaleiros, mercado de peixe (com área de vendas e armazenamento), lanchonete, fábrica de gelo, oficinas – fabricação e conserto das redes de pesca, fabricação e conserto de leme e elétrica para barco e motor para barco, sorveteria e muito mais. Além disso, cerca de mil empregos serão gerados, aquecendo o mercado de trabalho no setor. O local já possui todo sistema de iluminação instalado pela Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima).
Flávia Farias / Secom Maceió