Prefeito JHC assina Projeto de Lei de Patrimônio Vivo Mestre Ranilson França
O prefeito de Maceió, JHC, assinou nesta sexta-feira (30), o Projeto de Lei de Patrimônio Vivo Mestre Ranilson França. Um grande marco para o segmento de Cultura Popular e para a valorização dos mestres e mestras da cultura maceioense. São 19 segmentos culturais com diversas linguagens, todas com seus representantes mais respeitados e antigos, legitimamente reconhecidos como Mestres da Cultura Popular.
“Hoje Maceió tem uma percepção diferente da cultura. Quero pedir a cada fazedor de cultura que mantenha essa chama acesa no nosso Município. Agora vocês têm voz, têm prioridade e têm protagonismo. E a Prefeitura vai impulsionar e dar a visibilidade que a nossa cultura merece. Juntem as forças que ainda restam para a gente impulsionar os próximos capítulos da vitória da cultura da nossa capital”, expôs o prefeito.
O Projeto de Lei leva o nome do mestre e professor Ranilson França, falecido em 2006, um dos mais respeitados pesquisadores e incentivadores do folclore e da cultura popular alagoana.
A Lei Municipal do Patrimônio Vivo é um projeto de grande importância para Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), já que garante que a cultura permaneça viva entre os mestres e mestras.
A partir da assinatura do prefeito JHC, o Projeto de Lei seguirá para votação na Câmara de Vereadores de Maceió, onde deve ser votado e aprovado.
“Vocês estão de parabéns, continuem assim. O que precisar da Prefeitura de Maceió pode contar com a gente”, ressalta Paulo Oliveira, presidente interino da FMAC.
O coordenador-geral do Focuarte, João Lemos, agradece ao prefeito JHC pela iniciativa. “Muito obrigado pelo que o senhor está fazendo pela cultura popular. Isso é elevar os fazedores de cultura ao seu devido valor”, enfatiza.