População pode solicitar apoio da SMTT em casos de acidentes
Para garantir mais agilidade no atendimento de ocorrências nas vias da capital, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) dispõe de uma Central de Monitoramento que opera 24 horas, todos os dias da semana. Em caso de sinistros, os condutores podem solicitar o apoio viário dos agentes no número 3315-3590.
O condutor deve informar o nome completo, CPF, telefone, local do acidente e as placas dos veículos envolvidos no sinistro. Após a central colher os dados, agentes são encaminhados para ordenar o trânsito e realizar um levantamento de dados para a emissão do Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (BOAT).
“ Ao ligar para a Central da SMTT, a pessoa que atende a ocorrência passa todas as orientações para que os envolvidos realizem os trâmites, sem que prejudique a fluidez do trânsito”, explica o assessor técnico da Divisão de Levantamento de Acidentes de Trânsito e Estatísticas, Carlos Moura.
Caso seja de interesse do condutor levar o acidente a julgamento, será necessário pegar o número do protocolo emitido no momento da colisão e esperar cinco dias úteis para efetuar a impressão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no site de serviços da SMTT, no valor de R$ 161,93. A guia deve ser paga em uma agência do Banco do Brasil. Após efetuar o pagamento, o cidadão poderá imprimir o boletim pelo site de serviços em até três dias úteis.
A SMTT só emite o BOAT se ambas as partes estiverem no local. Em caso de evasão, o motorista deverá procurar a Delegacia de Acidentes de Trânsito e registrar o sinistro. Já nos casos de acidentes sem vítimas e que os envolvidos queiram realizar a retirada dos veículos do local do acidente, é importante fazer antes o registro por fotografias, para que possam ser repassadas aos agentes da Superintendência.
Ascom SMTT