Polícia Civil testa novo modelo de algemas que garante maior segurança durante o transporte de presos
O Núcleo de Regulação de Registro e Controle de Armamento, Munição e Explosivos (NURRCAME), setor ligado à Gerência de Estatística e Informática e Armas (Geinfo) da Polícia Civil de Alagoas, disponibilizou em caráter de testes, a algema de transporte, indicada para uso durante remoção de presos.
A avaliação começou a ser feita nesta terça-feira (28), por agentes que trabalham na Central de Flagrantes, em Maceió.
O policial civil e assessor técnico, Alexandre Lagos, que dirige o Núcleo de Regulamentação, Registro e Controle de Armas, Munições e Explosivos (Nurrcame), explicou que objetivo é testar de forma prática a adequação do uso do equipamento nas atividades de movimentação de presos da Polícia Civil de Alagoas, visando aumentar a segurança do condutor e garantir a integridade física do conduzido.
O equipamento é uma algema de pulso com corrente estendida, circundando toda a cintura do preso e transpassando para as costas com argola para ajuste abdominal, com extensão de corrente para engate em segundo individuo, caso necessário.
Elas são produzidas em aço inoxidável austenítico da classe 304. Possui trava de segurança com dispositivo de acionamento localizado na parte interna, não permitindo sua abertura sem a chave adequada.
As chaves que abrem as algemas também são produzidas com o mesmo material em peça única, sem emendas ou soldas.
As algemas foram enviadas sem custo para o estado pelo próprio fabricante, para que sejam testadas. A avaliação prática será feita pelos agentes. Caso seja aprovada no uso do dia-a-dia, será aberto um processo licitatório para compra do equipamento.
Assessoria