Papo de Liderança: A nova era e os impactos no mercado de trabalho
Assim como a tecnologia avançou e avança dia a dia, o mercado de trabalho e as profissões também passam pelo mesmo processo de evolução, estamos vivendo tantas transformações de alto impacto que muitas pessoas não estão conseguindo acompanhar e assimilar as coisas a tempo de serem protagonistas de suas próprias carreiras. As profissões que poderão ser automatizadas, serão!
Portanto, as carreiras que necessitam de habilidades humanas, como o pensamento crítico, criativo e inovador, coisas que as máquinas não fazem bem, permanecerão e serão cada vez mais valorizadas.
As conexões humanas nunca estiveram tão em alta!
Ainda estamos vivenciando este processo de transformação, e para nos adaptarmos a esta nova realidade devemos adquirir novas competências, sejam elas técnicas ou comportamentais, o autoconhecimento e a autoaprendizagem passam a ser ferramentas primordiais e decisivas para suas carreiras.
Esta nova era é disruptiva e está quebrando muitos paradigmas diante deste cenário, impondo o fim a forma clássica e tradicional de empregabilidade. As atuações instáveis e flexíveis já dão um novo rosto ao mercado de trabalho e com isso vem nascendo novas maneiras de ganhar a vida.
Para as empresas a realidade não é diferente, o mercado está cada vez mais exigente e é imprescindível que as organizações mudem suas formas de trabalho e atuação diante de tantas transformações, é necessário que elas sejam mais atrativas para os profissionais mais talentosos.
“Alguns trabalhadores arriscam-se, desde agora, lançando-se no mar das incertezas; outros serão mais tarde compelidos pelos fatos, mas no futuro será inevitável a completa transformação do trabalho, da forma como temos hoje, subordinado, competitivo, tutelado e fatigante – para um novo modelo de labor produtivo, com tempo, quem sabe, para estudo e o lazer.” Sérgio Tamer, Mestre em Direito Público e Doutor em Direito Constitucional.
Pois é, o futuro já chegou e faz parte do nosso dia, por isso precisamos tomar as atitudes necessárias o quanto antes para que possamos gerenciar nossas carreiras diante dessas mudanças, visando mitigar os impactos dessa transformação com uma adaptação saudável, tranquila e bem positiva.
Shirley Jaires: Líder atuante da área da saúde, mentora e treinadora, formada em Gestão de RH com especialização em Gestão de Pessoas e em Coaching com ênfase em consultoria empresarial. Gestão de Pessoas e Coaching com ênfase em Consultoria Empresarial. Com formação em PNL para Líderes.