O Poder da Humanização nas Empresas através do Recrutamento e Seleção
No mundo corporativo a competição por talentos é acirrada e muitas empresas estão percebendo a importância de adotar um processo seletivo mais humanizado. Neste tipo de abordagem se coloca as pessoas como centro do processo, validando e reconhecendo que cada pessoa é muito mais do que um currículo ou um conjunto de habilidades e experiências.
Abordarei aqui neste artigo os motivos que as empresas têm para adotar um processo de recrutamento e seleção com uma abordagem mais humanizada, trazendo os impactos positivos e destacando os benefícios tanto para os (as) candidatos (as) quanto para as organizações.
Um processo seletivo mais humanizado começa valorizando a experiência do (a) candidato (a) desde o primeiro contato com a empresa. A começar pela comunicação, que precisa ser clara e transparente durante todas as etapas, fornecendo informações sobre o andamento, prazos e expectativas. Além disso, é imprescindível oferecer um ambiente acolhedor e amigável tratando cada candidato (a) com cortesia e consideração para que os mesmos se sintam respeitados e valorizados, independente do resultado final do processo. Esse tipo de abordagem não apenas demonstra o cuidado da empresa com os (as) candidatos (as), mas também fortalece sua reputação e imagem no mercado.
É necessário ir além das competências técnicas e suas experiências, é extremamente importante compreender o perfil, os interesses, valores, motivações e potencial desenvolvimento, pois, com essa abordagem mais holística é permitido que a empresa identifique candidatos (as) que se encaixem com a cultura organizacional e estejam inclusive em alinhamento com os valores da empresa. Desta forma é possível construir um time diversificado, coeso, engajado e alinhado com os objetivos macro do negócio, contribuindo também para um ambiente de trabalho saudável e produtivo. A diversidade traz benefícios como a criatividade, inovação e adaptabilidade, além de melhorar o clima organizacional e as tomadas de decisões.
Quando uma empresa decide adotar um processo seletivo humanizado, elas têm a oportunidade de desenvolver relacionamentos duradouros com os (as) candidatos (as), independente de haver contratação ou não. Essa conexão pode levar a futuras oportunidades de trabalho, como indicações para outras vagas, parcerias ou networking profissional. Além disso, candidatos (as) que se sentem bem tratados (as) durante o processo podem se tornar defensores da marca, compartilhando experiências positivas com sua rede de contatos.
Portanto, vai além de simplesmente encontrar a pessoa ideal para a vaga. Envolve criar uma experiência positiva, promover a diversidade, a inclusão e o desenvolvimento de relacionamentos. Por todos esses motivos, investir em um processo seletivo com abordagem mais humanizada é uma estratégia fundamental para conectar as pessoas certas às oportunidades certas, impulsionando assim o sucesso das organizações a longo prazo.
Shirley Jaires, Gerente de Desenvolvimento, Formada em Gestão de RH, pós graduada em Gestão de Pessoas e em Coaching para Consultoria Empresarial.