“Nunca contrate quem você não pode demitir”

“Nunca contrate quem você não pode demitir”
Professor: José Senivaldo Liberato

Calma! Vamos entender o contexto da situação. Principalmente em uma época onde as empresas estão se ajustando para manterem suas operações diárias.

Dentro de uma empresa sempre teremos três variáveis que devem andar em uníssono para que a empresa funcione bem, são elas: pessoas, processos e tecnologia. Então espera-se que a empresa “rode” seu dia a dia de forma tranquila, girando suas operações de compra e venda, e consequentemente o lucro, que é a razão de ser da empresa. 

Você irá questionar: sim, mas em relação a não contratar quem não posso demitir?

Pense comigo: em uma empresa você contrata caráter ou habilidade? Contrata por competência ou por afinidade?

Alguns empresários contratam por afinidade, outros por competência e por aí vai. Onde está o erro? Está no momento que se contrata pela emoção ou comoção. Emoção de ter encontrado alguém extremamente competente, mas sua estrutura não suportará muito tempo financeiramente a remuneração da pessoa em questão, ou ainda por comoção sobre a situação de um amigo, parente ou indicação porque a pessoa “precisa”. Com o passar dos tempos esses mesmos perfis podem dar “problema” na operação da empresa, pois de certa forma termina existindo pessoalidade

É exatamente aqui que ocorre os maiores erros de gestão. Alguns empresários passam a gerir a empresa e as pessoas pelas informações (fofocas operacionais) passadas por essas pessoas, ao invés de seguir os procedimentos e as hierarquias. A pessoalidade entre gestores e colaboradores é um dos fatores que minam competências nas empresas, e pasmem afasta clientes!

Na minha atuação profissional, vejo isso todos os dias. Se gere por pessoalidade dentro da empresa e esquecem de quem realmente deve ser dada a atenção, o cliente! Muitos só irão perceber isso quando seu fluxo de caixa virar susto de caixa (como diz um amigo meu). Sabe a diferença entre fluxo de caixa e susto de caixa? Não? Vamos lá! Fluxo de caixa você deverá saber o que tem pra receber (previsão) e a pagar (provisão), susto de caixa você não domina nem a previsão e muito menos a provisão, pois sempre aparece algo para pagar de última hora, se isso está ocorrendo com frequência na sua empresa, cuidado, você pode estar gerindo por pessoalidade e esquecendo de seu cliente que deve ser o foco da atenção.

Se você tem seus processos operacionais definidos, tecnologia a disposição para se realizar as atividades e pessoas contratadas, principalmente por caráter, você deve seguir o caminho da gestão direcionada para o cliente, garantindo qualidade de atendimento e melhoria constantes na prestação de serviço ou na entrega de bons produtos para suprir as necessidades de seu mercado.

Caso esteja tendo problemas na gestão de seu negócio, principalmente envolvendo seus colaboradores, cuidado, você pode estar gerindo por pessoalidade.

Como resolver esse tipo de situação?

Contrate sempre buscando identificar o caráter, treine seus colaboradores, converse, possibilite a correta estrutura para que as atividades sejam realizadas. Se ainda assim os problemas persistirem será hora de fechar o ciclo entre a pessoa e a empresa. Vai doer, será ruim, mas melhor que fique o cliente do que alguém que está chutando contra o próprio gol.

Pense nisso… 

Sucessos e até a próxima!

Por: José Senivaldo Liberato, Professor Universitário, Palestrante Inspirador e Sócio-Diretor da A+ Consultoria Empresarial e Pessoal. senivaldoamais@gmail.com 

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