Mulher é presa conduzindo veículo com sinais de embriaguez
Uma mulher foi presa em flagrante por dirigir apresentando sinais de embriaguez, nessa terça-feira (19), em Maceió. A motorista trafegava pelo bairro Farol, quando foi abordada por agentes de fiscalização. Ela estava com a habilitação vencida e com o licenciamento do veículo atrasado.
Uma equipe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió transitava pela Avenida Fernandes Lima, quando um dos agentes avistou um veículo fazendo zigue-zague na via. Foi solicitado apoio de outra guarnição e o carro foi abordado nas proximidades de um supermercado.
No momento da abordagem, a mulher de 42 anos apresentava sinais visíveis de embriaguez. Os servidores solicitaram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da condutora, e foi constatado que o documento estava vencido desde 2018. Além dessas irregularidades, o licenciamento do veículo estava atrasado.
É importante ressaltar que o motorista pode trafegar por até 30 dias com a habilitação vencida. Após este prazo, quem dirigir com a CNH vencida cometerá uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos no documento.
A mulher foi encaminhada até a Central de Flagrantes da Polícia Civil, para a realização dos procedimentos cabíveis ao fato. Inicialmente, ela se recusou a fazer o teste com etilômetro, mas o fez em seguida e o resultado apresentado foi de 0,72 mg/l, o que configura crime de dirigir sob influência de álcool. O veículo foi guinchado e levado ao pátio da SMTT.
O que diz a lei
A embriaguez ao volante é crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro. Em uma abordagem de fiscalização, o condutor que apresentar índice de álcool no sangue superior a 0,33 miligramas por litro de ar expelido é preso, deve pagar multa no valor de R$ 2.934,70 e tem a CNH suspensa, além de responder por crime.
Assessoria