Médico do TJ alerta sobre riscos e prevenção de doenças cardiovasculares

Médico do TJ alerta sobre riscos e prevenção de doenças cardiovasculares

Cardiologista Adelson de Miranda, do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida do TJAL. Foto: Caio Loureiro

Em virtude da campanha Setembro Vermelho, o Departamento de Saúde e Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) alerta sobre os riscos e cuidados para prevenção de doenças cardiovasculares. A campanha é em alusão ao Dia Mundial do Coração, celebrado no dia 29 de setembro.

As doenças cardiovasculares são as que estão relacionadas com as artérias e veias que estão ligadas ao coração, ou ao sistema arterial como um todo, além de doenças periféricas, das extremidades, circulatórias e cerebrais. As principais são AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto e insuficiência cardíaca. 

O cardiologista Adelson de Miranda Filho explica que além de uma avaliação cardiológica, a atenção aos fatores de risco é importante para evitar as doenças. Segundo ele, os fatores mais comuns são: sedentarismo, obesidade, tabagismo, hipertensão arterial, dislipidemia (elevação de colesterol e triglicerídeos ou diminuição do HDL), diabetes e o consumo abusivo de bebidas alcoólicas.

“É fundamental para a prevenção controlar os fatores de risco. Geralmente a gente controla com prática regular de exercícios, dieta, uso adequado de medicamentos, quando necessário, e consultas regulares aos especialistas. O tabaco aumenta o risco de infarto e derrame, ele é totalmente nocivo às artérias”, explica.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. No Brasil, ocorrem cerca de 350 mil mortes por ano, decorrentes dessas doenças.

O médico orienta que a prática regular de exercícios aeróbicos por pelo menos três dias na semana, com duração de 40 a 50 minutos, é suficiente para controlar a pressão arterial, queimar o colesterol ruim e estimular a produção do colesterol bom, melhorar a relação da insulina com os receptores, controlar melhor a glicose, queimar a gordura ruim e adquirir massa muscular. Além disso, a alimentação também deve ser controlada.

“Tudo tem que ter o equilíbrio, a gente não deve exagerar em nada nas nossas alimentações. Se recomenda o consumo de frutas, leguminosas, carnes brancas e evitar o excesso das carnes vermelhas. Recomendamos os frutos do mar, principalmente o peixe, alimentos que contém fibras, não exagerar nos carboidratos, e evitar os queijos amarelos, dando preferência aos brancos que têm menor teor de gordura”. 

Infarto

O cardiologista faz uma observação importante para os principais sintomas de infarto: desconforto na região do tórax (principalmente do lado esquerdo), dor, aperto, peso no peito, irradiação da dor no braço esquerdo, náusea e vômito (mais comum em mulheres), alteração no ritmo das batidas do coração, palidez e suor frio.

Segundo Adelson, estes sintomas têm uma certa duração, de 3 a 5 minutos sem desaparecer, e não devem ser confundidos com incômodos que desaparecem rapidamente. 

O alerta também é direcionado para as substâncias que aumentam a excitabilidade do coração, que são a base de cafeína e aumentam os riscos de arritmias cardíacas, dentre elas, a fibrilação atrial. “É principal causa de AVC hoje, mas é uma doença que vai surgindo de uma maneira crônica. Hoje em dia já se vê uma incidência muito grande dessa patologia nos adultos, jovens, e tem uma relação muito grande com a excitabilidade aumentada do coração”. 

O cardiologista explica que, o uso de termogênicos e anabolizantes, que têm como principal ingrediente a cafeína, deve ser criterioso e indicado por um médico do esporte.

“As pessoas esquecem, estão usando o termogênico com uma dose maciça de cafeína, tomam café, refrigerante que contém cafeína, energético, tem uma dor de cabeça e toma medicação a base de cafeína, e essa somatização chega a um momento que leva a um aumento na pressão arterial ou a uma arritmia cardíaca, às vezes provocando até uma morte súbita”, salienta.

Thaynara Monteiro – Dicom TJAL

4 Cantos Alagoas

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.