MC Alex NSC e produtor cultural do Reginaldo se reúnem com gestão da FMAC

MC Alex NSC e produtor cultural do Reginaldo se reúnem com gestão da FMAC

MC Alex NSC quer incentivar a cultura HIP HOP nas comunidades de Maceió
Foto: Ascom/Fmac

O MC Alex NSC e o produtor cultural Sanauá Clemente do Nascimento se reuniram nesta quarta-feira (20) com a presidenta da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mírian Monte, a assessora especial, Whytna Cavalcante, e a coordenadora de políticas públicas alternativas, Paolla Vasconcelos. O encontro foi promovido pelo advogado Robert Wagner, representante da Secretaria Municipal de Governo (SMG).

“Eu sei do que a música é capaz. Tudo o que eu conquistei foi através da música. E é por isso que é importante estar aqui na FMAC e apresentar projetos que resgatem as raízes e a cultura das comunidades, especialmente, dos jovens e demais moradores das grotas”, revela o MC.

Reginaldo – Morador do bairro Jacarecica, em Maceió, o MC Alex NSC, passou boa parte de sua trajetória pessoal e musical no Reginaldo. Mesmo distante, o artista oferece aos jovens da comunidade oficinas de DJ  (Disk Jockey) e MC (Mestre de Cerimônia) para formar e dar oportunidades para a juventude se profissionalizar no segmento HIP HOP.

Mírian Monte destacou que o prefeito de Maceió, JHC, tem um olhar atento ao RAP, no sentido de incentivar a cultura HIP HOP entre os jovens de comunidades. “Como outros segmentos culturais, o RAP, deve ter toda a atenção do poder público municipal, já que através do movimento é preciso promover a economia criativa e assim proporcionar o consumo de bens culturais que são produzidos pela juventude dessas comunidades, a exemplo do Reginaldo”, diz a gestora.

Fórum da Música – Os representantes do Fórum da Música de Maceió também estiveram reunidos com a equipe técnica da FMAC para apresentar 10 propostas para o segmento. As proposições foram debatidas numa reunião on line do Fórum no dia 18 de janeiro.

Destaques para a criação de editais com o objetivo de selecionar bolsistas do curso de música da Universidade Federa de Alagoas (UFAL) para atuar no ensino de cursos livres de música em comunidades com vulnerabilidade social; a realização de editais contínuos para a contratação de artistas e grupos musicais para apresentar shows completos em espaços públicos; e a promoção do intercâmbio cultural e circulação de músicos, produtores, artistas e pesquisadores em estados brasileiros e em outros países com a finalidade de ampliar a rede de contatos e divulgar a música alagoana.

Representantes do Fórum da Música de Maceió apresentam propostas para o segmento

Outra proposta apresentada no encontro foi a realização de um Festival de Música Autoral que envolva as oito Regiões Administrativas da Capital, não sendo mostra competitiva, mas uma ação para incentivar a musicalidade nos diversos bairros de Maceió. “Viemos até aqui para construir diálogos e oportunizar o desenvolvimento de parcerias com a FMAC”, diz a representante do Fórum, Lailla Brito.

Mírian Monte enfatizou que o intuito da gestão é continuar e ampliar a execução de projetos culturais que envolvam os diversos segmentos e linguagens artísticas com foco na realização de ações em parceria com outras pastas municipais, a exemplo do Programa que está em fase de planejamento com os técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Ascom/FMAC

4 Cantos Alagoas

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.