Mãe Neide é eleita embaixadora da culinária alagoana
A culinária alagoana segue conquistando espaço no Brasil e o mundo. Mãe Neide Oyá D’Ogum, patrimônio vivo do Estado, foi eleita embaixadora da culinária alagoana ao ganhar o prêmio máximo da culinária brasileira, o Prêmio Dólmã, em cerimônia realizada em Fortaleza (CE), na noite do último dia 1º.
Mãe Neide foi eleita por voto popular online entre outros dois chefes alagoanos, para representar o Estado como embaixadora. Para ela, o título traz ainda mais responsabilidade.
“Fiquei feliz e um pouco assustada com o peso da responsabilidade. Estou muito feliz por levar a culinária do sagrado para todo o mundo. Acredito que isto vai dar um pontapé muito grande para o turismo étnico-cultural e, no que depender de mim, irei trabalhar com afinco para que isso aconteça”, conta.
O prato apresentado para a eleição foi o ‘três raças’, feito a base de carne suína, fígado bovino, linguiça e focinho de boi. “É uma releitura de um prato feito pela minha avó para o povo do quilombo. Ele é enriquecido com ervas verdes que eram usadas para prevenir doenças como a anemia, por exemplo”, explica Mãe Neide.
A chefe alagoana é quem comanda a cozinha do Baobá, restaurante típico da gastronomia quilombola, localizada na Serra da Barriga, próximo ao Parque Memorial do Quilombo, em União dos Palmares. O empreendimento atende turistas e visitantes, proporcionando uma experiência rica da cultura quilombola.
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, este reconhecimento irá fomentar ainda mais a atividade turística em União dos Palmares. “É impossível falar de cultura quilombola em Alagoas sem falar da Mãe Neide e seu protagonismo na difusão da cultura e gastronomia do povo dos Quilombos. Este reconhecimento à Mãe Neide, junto ao fato de a Serra da Barriga ser agora um patrimônio cultural do Mercosul, irá, com certeza, influenciar para fomentar o turismo da região. Sabendo isso, o Governo do Estado trabalha para consolidar ainda mais o Destino, com obras de infraestrutura, como a pavimentação de acesso à Serra, e, também, com trabalho de qualificação de mão de obra, com os cursos do Pronatec. Além da divulgação e promoção da região dos Quilombos em todas as feiras em que a Sedetur participa. Todo esse trabalho garante que a região e sua população seja beneficiada com o crescimento de toda a cadeia produtiva do turismo”, explica Rafael Brito.
Prêmio
Iniciativa do Grupo Conforto Gastronômico, a premiação começou em 2013. A ação surgiu após um estudo de mercado que identificou a existência de demanda reprimida, relativa a um modelo de prêmio realizado em um único momento, envolvendo a culinária de todas as unidades da Federação. Segundo seus organizadores, o Dólmã veio para reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais de destaque na gastronomia, um dos segmentos que mais crescem no país junto com o turismo.
Assessoria