Gastronomia gera cerca de R$ 90 milhões na economia de Maceió
O mar azul turquesa e as imponentes lagoas que cercam a capital alagoana garantem ao destino não somente paisagens exuberantes, mas também grande vocação gastronômica. Sabores que se misturam do litoral ao sertão, tradições seculares e técnicas internacionais fazem da gastronomia um dos principais cartões de visita de Maceió e o segundo motivo pelo qual os turistas escolhem visitar a cidade, como apontam pesquisas realizadas pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).
Representada por uma oferta diversificada de bares e restaurantes e uma safra de chefs premiados, a gastronomia de Maceió se destaca como um importante indutor de fluxo turístico e impulsionador da economia local. De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas, o segmento gerou um impacto econômico de aproximadamente R$ 92 milhões na capital no ano passado. O montante se refere aos 350 associados, responsáveis pelo emprego direto de 8.604 funcionários.
“A gastronomia é um dos pontos fortes para o turismo de Maceió e temos hoje chefes e restaurantes de muita qualidade. Nós ficamos felizes com o crescimento do setor e temos ações importantes para promover ainda mais a gastronomia local, como a parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, com festivais, guia gastronômico e o Natal dos Folguedos. Isso movimenta a capital e aquece a nossa economia, porque atrai turistas e os próprios maceioenses e alagoanos que curtem os sabores da nossa região”, avaliou Rui Palmeira.
A valorização da rica gastronomia alagoana é uma das premissas do Turismo de Maceió. Segundo o titular da Semtur, Jair Galvão, a culinária local dinamiza a atividade turística, além de gerar emprego e renda para a população maceioense. “A gastronomia tem ascendente protagonismo na atividade turística e movimenta não somente o mercado de alimentação fora do lar, mas diversas outras cadeias produtivas interligadas. Por isso, há um trabalho sinérgico da Prefeitura de Maceió com a Abrasel para fortalecer ainda mais o setor por meio do turismo, dada à importância do atrativo na tomada de decisão do viajante que escolhe vir para Maceió”, destacou.
De acordo com o presidente da Abrasel, Thiago Falcão, o setor atualmente representa quase 50% do volume de empregos gerados no turismo nacional, sendo a alimentação fora do lar responsável por quase um terço do PIB brasileiro. “O turismo foi a grande saída da economia de Maceió diante da crise econômica e a gastronomia é um dos mais importantes segmentos da atividade turística. Os dados mostram o peso do setor de alimentação fora do lar na movimentação da economia alagoana, principalmente em Maceió, onde temos 90% dos associados, com a geração de emprego, oportunidades e renda em diversas cadeias produtivas”, pontuou.
Festival Sabores de Alagoas é um dos eventos do calendário da Abrasel em parceria com a Prefeitura. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió
Seja por meio de festivais gastronômicos que inserem Maceió no circuito dos grandes centros urbanos, seja pelos novos produtos turísticos que valorizam a culinária e os ingredientes alagoanos, a cozinha local ganha projeção nacional e internacional. Eventos promovidos pela Prefeitura de Maceió em parceria com a Abrasel, a exemplo do São João e do Natal dos Folguedos, além de materiais informativos como o Guia de Bares e Restaurantes, fortalecem a experiência turística e influenciam na tomada de decisão do viajante na escolha do destino.
Aliados a festivais especializados realizados pela Abrasel, que contam com apoio da Semtur, como o Brasil Sabor, De Bar em Bar, Sabores de Alagoas, além de eventos voltados para o desenvolvimento e qualificação do setor de bares e restaurantes, como a Semana do Conhecimento, os produtos turísticos com apelo gastronômico colocam Maceió em posição privilegiada, com diferencial de competitividade em relação a outros destinos.
Pesquisas
O peso da gastronomia nas experiências turísticas de Maceió pode ser comprovado em diversas pesquisas realizadas pela Semtur nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) e em diversos eventos promovidos pela Prefeitura. O mais recente levantamento, realizado durante um dos principais eventos do calendário turístico de Maceió, o Natal dos Folguedos, apontou a preferência de turistas pela vila gastronômica, em comparação com as demais atrações do festival cultural.
Os dados divulgados pelo Observatório de Turismo de Maceió, setor responsável por tornar públicos informações, números e estatísticas sobre a atividade turística na capital alagoana, apresentam a feira gastronômica promovida pela Abrasel em Alagoas como preferência de 41,31% dos 260 turistas entrevistados.
Arena gastronômica liderou preferências dos turistas no Natal dos Folguedos. Foto: Bárbara Pacheco/Ascom Semtur
O resultado reafirma o que o inventário lançado pela Semtur em 2016 já havia diagnosticado. De acordo com os estudos do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (Iabs), a gastronomia é o segundo motivo pelo qual os turistas se interessam em viajar para Maceió. O interesse no destino como gourmet (49%) perde apenas para os atrativos naturais (64%), sendo a culinária avaliada como excelente ou muito boa.
Ainda de acordo com o inventário, os restaurantes têm melhores avaliações qualitativas do que outros atrativos, com ambientes agradáveis e bons para as famílias. Segundo a análise, 46% das pessoas julgam os preços justos e boa qualidade nos serviços ofertados.
Reconhecimento
O circuito gastronômico local ganhou ainda mais destaque no cenário nacional em 2018, com a participação massiva de chefs na edição brasileira do talent show Masterchef Profissionais – Tatiana Brasil, banqueteira de grandes réveillons e eventos, Simone Bert, chef do restaurante Wanchako, o primeiro peruano do Brasil, Paulo Quintella, do Aratu, e Jonatas Moreira, que assina os cardápios do Akuaba e Vera Moreira, foram os quatro nomes alagoanos do programa exibido na TV aberta.
O chef Victor Generoso, que comanda um dos restaurantes mais tradicionais de Maceió, o Divina Gula, também levou a gastronomia alagoana para a TV aberta, quando participou do reality Fechando a Conta, exibido no programa Mais Você, da Rede Globo.
Chefs alagoanos são destaque no circuito gastronômico nacional. Foto: Luiz Rios/Ascom Semtur
Ainda no ano passado, a já consolidada gastronomia local projetou mais uma vez a capital alagoana no mercado brasileiro. Na maior premiação do segmento no País, o Prazeres da Mesa, chefs de Maceió venceram três importantes categorias – Wanderson Medeiros ganhou o título de Banqueteiro do Ano, o restaurante Akuaba foi eleito o Melhor Restaurante de Cozinha Brasileira, o Divina Gula foi o Melhor Restaurante da Região Nordeste, com a Melhor Carta de Cerveja, e o Maria Antonieta, de cozinha italiana, recebeu o prêmio de excelência com a Melhor Carta de Vinho.
Já na edição deste ano, que ainda está aberta para votação, além de Wanderson Medeiros na disputa para manter o título de Banqueteiro do Ano, o restaurante Wanchako, comandado pela chef Simone Bert, é finalista na categoria Melhor Culinária Latino-americana.
Mídia especializada
Além da visibilidade alcançada por meio de premiações e programas de televisão ligados ao segmento, a riqueza gastronômica de Maceió atrai constantemente os olhares da mídia especializada. Por meio de press trips realizadas pela Semtur, em parceria com a ABIH e Abrasel, jornalistas de alguns dos maiores veículos de comunicação do País têm a oportunidade de conhecer o circuito de bares e restaurantes e experimentar os sabores da farta cozinha alagoana.
Como resultado das press trips do ano passado, a culinária de Maceió foi capa da revista de bordo da companhia aérea Azul, a Azul Magazine, com uma tiragem de 70 mil exemplares distribuídos em todos os voos nacionais e internacionais da companhia. A safra de chefs renomados também foi capa do caderno de turismo da Folha de S. Paulo, jornal de maior circulação no Brasil, tanto na versão impressa (325 mil exemplares) quanto na versão digital (28 milhões de visitantes únicos por mês) – alcance estratégico de mídia espontânea que fortalece um dos principais atrativos turísticos de Maceió junto ao público final.
Folha de São Paulo e Azul Magazine destacam gastronomia de Maceió. Foto: Divulgação
Outro importante registro de mídia foi a projeção internacional na revista norte-americana Forbes, que destacou a experiência gastronômica no restaurante Sur, comandado pelos chefs Sérgio Jucá e Felipe Lacet. A reportagem, publicada em 2015, destaca o sabor, sofisticação e a qualidade dos pratos, que têm “toque de arte”, e indica outros restaurantes no destino, como o Wanchako.
Termo de Fomento
Nesta quinta-feira (10), às 10h, a Prefeitura de Maceió, por meio da Semtur, assina um termo de fomento com a Abrasel em Alagoas para o fortalecimento do setor de bares e restaurantes, principais representantes da gastronomia local. A parceria visa a valorização e promoção do atrativo junto aos maceioenses e turistas, por meio de um calendário de feiras, eventos e ações de divulgação de novos produtos turísticos do destino.
“Pela importância que a gastronomia de Maceió tem no cenário turístico local, a Prefeitura estabelece a parceria para investir na seccional da Abrasel em Alagoas como uma grande oportunidade de desenvolver interesses comuns. Construiremos ações conjuntas, tanto com o apoio aos festivais gastronômicos que já existem como eventos de lazer com grande potencial turístico, a exemplo do Natal dos Folguedos”, explicou o secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão.
Bárbara Pacheco/ Ascom Semtur