Festival promove economia criativa e empreendedorismo
O bairro histórico de Jaraguá ficará movimentado no próximo sábado (1º), com a realização da primeira edição do Festival Alagoas Criativa. O evento organizado pelas Redes Criativas em Alagoas, projeto do Sebrae, ganhou o apoio da Prefeitura de Maceió, e tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre economia criativa e estimular a geração de renda.
As atividades serão realizadas simultaneamente em três locais do bairro, com ações gratuitas e palestras com inscrições a preços simbólicos. Os painéis serão ofertados nos espaços Diálogos, nos auditórios do Museu da Arte e do Som de Alagoas (Misa) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entre 14h e 19h. Para esta programação, os interessados devem fazer a inscrição no site https://doity.com.br/festival-alagoas-criativa, onde há detalhes sobre o Festival.
Já no espaço Urban Hacking, na Praça Dois Leões, a programação é aberta ao público, das 14 às 21h, e vai contar com desfile de moda, feira gastronômica, espaço artesanato, palco artístico e outras atividades.
“Todos os colaboradores e parceiros acreditam na importância de difundir e explorar as oportunidades da economia criativa, que é a junção de vários campos da economia que trabalham diretamente com a criatividade, como a moda, artesanato, design, música, teatro e a própria tecnologia. No evento queremos trazer outros pontos importantes como a colaboração, ocupação de espaços urbanos, afroempreendedorismo e empreendedorismo feminino”, explicou a arquiteta Giulia França, uma das organizadoras do festival.
Giulia explica ainda que a ampla programação é direcionada a quem já trabalha ou se interessa pelo tema. “Teremos nos painéis conversas mais informais com pessoas que têm experiência em um determinado campo da economia criativa, justamente para compartilhar um pouco dessa experiência. O evento foi pensado para quem já tem afinidade com a área ou quer conhecer outras experiências bem sucedidas. Quem for será muito bem recebido”, disse Giulia.
E para ajudar a disseminar o potencial da economia criativa, a Prefeitura de Maceió levará jovens inseridos na Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) para participarem do evento. A PCU é um projeto do Unicef desenvolvido juntamente com o Município para promover os direitos das crianças e dos adolescentes, residentes em áreas de maior vulnerabilidade na capital. “Achamos muito importante incluir esses jovens no festival, por isso criamos espaços gratuitos para eles poderem participar dos painéis e assim, de alguma forma, incentivar e auxiliar o potencial deles dentro da Economia Criativa como uma forma de catalisar uma possível melhora da qualidade de vida”, destacou a organizadora.
Projeto
O Projeto Redes Criativas em Alagoas, criado pelo Sebrae Alagoas, visa aprimorar a gestão de negócios entre os empreendedores da economia criativa nos segmentos das artes visuais, arquitetura, design, publicidade, comunicação e música. O trabalho incentiva a potencialização dos próprios negócios e benefícios como acesso a informações, capacitação e contatos de cooperação, tanto para executar trabalhos como para prospectar novas oportunidades de negócios.
Por ser um evento colaborativo, o Festival Alagoas Criativa conta com as parcerias do Sebrae, que é co-realizador do evento, Iphan, Misa, Senac, Feirinha Cool, Adriana Peclat, Eneide Vaz Filmes, Camila Marinho, Borboleta Costa, Brasil Original, Rosendo Fotografia, A Bendita Foto e Alagoas Cultural, entre outros.
Secom Maceió