Escolas poderão se inscrever para participar de proposta de Mostra Científica
Escolas da rede municipal têm até esta quarta-feira, 27, para se inscrever na seleção simplificada de Mostra Científica Institucional promovida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Para se inscrever, os professores terão que preencher o formulário eletrônico, no link ao fim do texto, incluindo o resumo do projeto e observar o tema proposto, disponível no edital.
Inscreva-se aqui neste link – https://forms.gle/NXgS7kbiiuWHLN279
O projeto científico deve constar ainda, a relação com o tema do evento; a questão-problema, o objetivo, a metodologia e o público. Os trabalhos devem ser apresentados, na forma de resumo. O período de realização do projeto é de até 12 meses, devendo envolver professores e estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, conforme critérios estabelecidos no edital.
A mostra científica, que acontecerá em outubro, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e inovações, vai possibilitar que alunos e professores da rede Municipal, Estadual e Privada apresentem seus projetos e concorram a bolsas de Iniciativa Científica Júnior.
De acordo com o edital, serão selecionados 40 projetos científicos, sendo dois terços oriundos de escolas públicas da rede municipal e estadual de Maceió e um terço oriundo das escolas da rede privada da capital.
Para Regina Maria Lima, uma das responsáveis pelo projeto na Pró-Reitoria de Graduação, a Prograd, o objetivo da mostra é popularizar e propagar conteúdos científicos vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU- ODS. Esses objetivos ainda de acordo com a técnica devem ser cumpridos para a Agenda 2030.
“Esses objetivos são relacionados a temáticas como saúde e bem-estar, erradicação da pobreza, redução das desigualdades, igualdade de gênero, inclusão social, cidades sustentáveis, educação de qualidade, trabalho decente, dentre outros”, destaca ela.
Ao final da competição, três projetos analisados do ponto da relevância científica, tecnológica, cultural, ambiental e social, serão contemplados com bolsas de incentivo.
Assessoria