Dia Mundial: Vamos falar de saúde mental?
Dia 10 de Outubro é considerado o dia Mundial da Saúde Mental, que foi intitulado em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, data esta que traz consigo bastante reflexões sobre a questão de distúrbios mentais e como integrar este ser a sociedade de forma digna e satisfatória.
Mais qual o papel da saúde mental?
O conceito de saúde, elaborado em 1947 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), diz que “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Portanto, é claro a importância do bem-estar mental compondo a saúde de uma forma geral.
No Brasil, temos a Constituição Federal de 1988 (Conhecida como Constituição Cidadã), que diz em seu artigo 196: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.” Sendo assim, concluímos que, sendo saúde um direito de todos e sabendo que saúde mental faz parte do âmbito saúde, a saúde mental também deve ser garantida pelo Estado.
Não podemos deixar de destacar nesse dia a importância da luta antimanicomial, que nada mais é, do que a defesa dos direitos humanos e busca da cidadania de indivíduos com sofrimentos psíquicos.
Por essas e outras circunstâncias que devemos abordar cada vez mais sobre esse tema tão importante de forma clara, sem tabus para que a geração já existentes e as novas que estão por vir possam perceber que depressão, ansiedade outros fatores ligados ao emocional e subsequentemente à saúde mental, é algo natural e que precisa ser falado e mais importante, pedir e procurar ajuda com alguém capacitado, só assim seremos capazes de mudar o cenário atual de altos índices de suicídios que cada vez mais acomete jovens e adolescentes na escala mundial.
Daniela Hernandez de Barros, Psicóloga (CRP 15/3726) e Jornalista (MTB 2027/AL). Formada pelo Centro Universitário CESMAC; Especialista em Urgência, Emergência e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pela UNIT; Capacitação em Psicologia Jurídica e Processos Psicológicos Criminais, Capacitação em Avaliação Psicológica, Capacitação em Psicologia Breve.