Dia Mundial da Saúde: Cuidados com Crianças Especiais devem ser Priorizados
O Dia Mundial da Saúde, comemorado dia 7 de Abril, coincide com a criação da Organização Mundial da Saúde. O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.
Diante do período da pandemia, a Associação dos Pais e Amigos de Pessoas Especiais (AAPPE) reforça que os cuidados com as crianças especiais devem ser reforçados.
Por isso, a terapeuta ocupacional da AAPPE, Tâmara Venâncio traz algumas dicas para que os pais se atentem a higiene e a exposição dessas crianças, principalmente na hora de sair de casa.
“Não poder sair de casa e intensificar a higiene já são muito difíceis de compreender para as crianças com alguns transtornos, e o ideal é que o conhecimento seja repassado de forma lúdica para as crianças, já que a aprendizagem se torna mais fácil quando o conteúdo é apresentado dessa forma”, diz Tâmara.
Para algumas crianças especiais o uso de máscaras não é obrigatório, já que ele se torna um desafio. Sua utilização potencializa o Transtorno do Processamento Sensorial, que é comum principalmente entre crianças autistas.
Se for necessário sair de casa, Tâmara explica que é ideal que os pais utilizem algum tipo de transporte particular. Andar sempre com álcool, evitar deixar a criança tocar em superfícies e deixá-los mais afastados de outras pessoas também são dicas importantes. A terapeuta ocupacional também reforça a importância de tentar explicar os motivos para esses cuidados.
AAPPE – A Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais é uma instituição sem fins lucrativos que vem ajudando a comunidade há mais de 30 anos. Se dedica a defesa de direitos e prestação de serviços à pessoa com deficiência em Alagoas. Esse e outros projetos não possuem recursos próprios.
ATENDIMENTO: A AAPPE está atendendo os pacientes de forma individualizada, visando a segurança e priorizando as medidas de higiene e distanciamento social.
Assessoria