Delegacia da Mulher intensifica atuação nas prévias e no Carnaval de Maceió

Ascom PC/AL
O Carnaval é uma festa de alegria e celebração. No entanto, para que a folia seja segura para todos, é fundamental lembrar que o respeito é essencial. A Polícia Civil de Alagoas, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), reforça seu compromisso com a proteção das mulheres e atuará em pontos estratégicos para garantir que as prévias carnavalescas e o Carnaval de Maceió aconteçam de forma segura.
Sob a coordenação da delegada Ana Luiza, a DEAM estará presente em locais estratégicos, incluindo o bairro de Jaraguá, em Maceió, durante o Jaraguá Folia, e em outras prévias carnavalescas da cidade.
Na unidade itinerante, a Delegacia da Mulher contará com uma equipe majoritariamente feminina, preparada para realizar o registro de boletins de ocorrência e requerimentos de medidas protetivas de urgência. Além disso, será oferecido serviço de acompanhamento psicológico numa unidade móvel da Delegacia.
“Carnaval também é diversão, mas ninguém tem o direito de tocar em outra pessoa sem seu consentimento. Durante o Carnaval e nas prévias, é sempre importante lembrar: Não é Não! Assédio não é brincadeira”, ressaltou a delegada Ana Luiza, coordenadora da DEAM.
A importunação sexual é um crime grave, com pena de 1 a 5 anos de reclusão, conforme previsto no Código Penal Brasileiro. A Polícia Civil atuará para coibir qualquer violação dos direitos das mulheres, garantindo que a festa não seja manchada por atos de violência. Se testemunhar ou sofrer qualquer forma de violência, não hesite em denunciar.