De olho na páscoa, sites aplicam golpes usando ovos de páscoa como isca
Há poucos dias da páscoa que acontecerá em 09 de abril, criminosos virtuais usam ovos de páscoa com preços impraticáveis para atrair vítimas e causar prejuízos.
Sites falsos que estão aparecendo em anúncios de redes sociais e buscadores, ofertam kits e ovos de páscoa de marcas populares e desejadas pela metade do preço de mercado, atraindo consumidores aos golpes.
A plataforma de segurança digital, Site Confiável, que ajuda consumidores a checar sites e identificar golpes, registrou uma tendência nas buscas por sites que possuem termos como páscoa, chocolate e termos de marcas famosas, no total 12 sites falsos receberam cerca de 1200 buscas de consumidores nos últimos 7 dias.
Em relato de indignação nas redes sociais uma consumidora diz: “Outro fato é que o CNPJ que aparece quando vc efetua a compra (e aí, confesso que caí nesse golpe…) é de outra empresa, que vende eletrodomésticos e não tem nem ‘sombra’ do nome…, ou seja, além de enganarem o consumidor, estão usando o CNPJ de outra empresa para parecer que são reais. Fica então, meu alerta.”
Para Alessandro Fontes, cofundador da plataforma, esse volume é um “aquecimento” e as tentativas de golpes através de publicidades direcionadas a esse tema devem aumentar ainda mais. Os consumidores precisam ficar atentos aos detalhes e seguir o checklist do consumidor protegido:
- Cuidado com sites clonados: antes de comprar, sempre verifique se está realmente comprando através da URL oficial da loja: muitos sites copiam o visual de lojas com o objetivo de confundir o usuário e levá-lo ao golpe. Então, olhe sempre na barra de endereço para saber se o site está realmente correto. Na dúvida, faça o inverso: acesse o site diretamente, usando buscadores, e pesquise pelo produto que você estava navegando.
- Reputação do site: principalmente se for uma loja que você nunca comprou, use sites como Reclame Aqui e Consumidor.gov.br para consultar a reputação da empresa; evite lojas ou sites de reputação ruim ou péssima.
- Tempo de registro: o Site Confiável mostra os dados de propriedade do domínio da empresa e também há quanto tempo ele foi registrado, evite comprar em sites com pouco tempo de vida. Não que uma empresa nova não possa ser confiável, mas certamente você não confiaria um grande valor a uma loja online com 2 meses de vida, não é mesmo? Para sua maior segurança, dê preferência a sites já tradicionais e antigos.
- Cuidado com preços muito atraentes: encontrou uma super promoção com preço exageradamente baixo? Cuidado. É comum que sites fraudulentos tentem atrair a atenção dos consumidores oferecendo produtos populares por preços impraticáveis. A exemplo de um Smartphone que custa cerca de R$ 10.000, aparecer em anúncios por aproximadamente R$ 3.000, é golpe.
- HTTPS ou SSL não é garantia de segurança: muito se ensina sobre o selo de segurança “https”, que serve para criptografar os seus dados durante uma transação, mas lembre-se que isso não é garantia de segurança. Hoje em dia os sites falsos ou lojas fraudulentas também possuem esses protocolos.
- Consulte o CNPJ de forma correta: assim como em uma rede social, qualquer pessoa pode fazer um site e escrever o que quiser naquele site, inclusive o CNPJ. Consultar o CNPJ que aparece no rodapé do site não é a melhor forma para saber se a empresa é realmente confiável, pois a pessoa que está por trás do site, pode colocar qualquer CNPJ ali, inclusive de uma empresa grande, tradicional e confiável, levando você a acreditar que está comprando de uma empresa séria. Descubra através do Registro.br ou do Site Confiável quem é a empresa que realmente está por trás do site que você está prestes a comprar ou se cadastrar.
- Assessoria