Conheça operações de fiscalização para melhorar o transporte

Conheça operações de fiscalização para melhorar o transporte
Divulgação

Assessoria

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), na sua responsabilidade de garantir transporte de qualidade para Maceió, realiza ações de fiscalização em todos os veículos que prestam este serviço na capital. Sejam ônibus coletivos urbanos, veículos regulares, como táxis e vans, ou até mesmo irregulares – que realizam o deslocamento de passageiros no dia a dia -, todos passam pela fiscalização do órgão.

Para garantir a segurança da população, a SMTT tem como função averiguar os veículos que apresentam irregularidades e que colocam em risco a vida e o bem-estar dos usuários. Engajada em assegurar conforto, segurança e mobilidade urbana para os maceioenses, neste ano, a Assessoria Técnica de Transporte do órgão abordou mais de 2.190 veículos de transporte de passageiros.

A Superintendência realiza trabalhos diários de fiscalização sobre táxis, coletivos e veículos clandestinos. No primeiro trimestre de 2018, a Divisão de Fiscalização de Transportes Regulares abordou mais de 1.570 táxis e removeu oito ao seu depósito, por apresentarem condições infracionais. As incidências mais comuns são de documentos fora da validade, alteração nas características originais do veículo e a prática do transporte remunerado irregular (lotação).

A Divisão de Fiscalização de Transportes Irregulares também tem desempenhado um bom papel na fiscalização. As abordagens a transportes clandestinos chegaram a 623, com 119 remoções ao depósito por caracterizarem transporte ilegal, uma modalidade que, por não ser regularizada e não passar por processos de vistoria, põe em risco constante a segurança dos passageiros.

Quanto aos ônibus, os fiscais da SMTT estão presentes em todos os terminais da cidade, 24h por dia, para fazer a averiguação dos coletivos e constatar se há alguma ilegalidade por parte das empresas – na ocasião, são verificados a funcionalidade e os itens de segurança do veículo coletivo. Desde o dia 13 de abril, a equipe passou a agir com mais rigor nas fiscalizações e 13 veículos já ficaram retidos na garagem, por não estarem em boas condições de funcionamento.

Essas ações têm como objetivo combater e sanar as práticas ilegais realizadas pelos condutores dos veículos, verificando se os documentos estão em dia e se o automóvel atende aos padrões de segurança exigidos pelo Código de Trânsito. Além do combate àprática de transportes clandestinos na capital, as fiscalizações buscam constatar irregularidades nos coletivos urbanos, como mau funcionamento nos elevadores, condições operacionais e se as empresas estão cumprindo com as ordens de serviço e com o edital licitatório.

Benefícios para a cidade

O dinheiro arrecadado com as infrações é revertido em ações de benefício para a população de Maceió. Toda a receita gerada com multas é convertida em projetos sociais, como o “Vida no Trânsito”, nas campanhas de educação, na manutenção das sinalizações verticais, horizontais e semafóricas, e em tecnologias que deem maior funcionalidade ao trânsito.

 

 

4 Cantos Alagoas

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.