Com performance espetacular, Italo Ferreira é o grande vencedor do Bali Protected na Indonésia
Italo Ferreira é o grande vencedor do Bali Protected, etapa do Championship Tour encerrada neste domingo em Keramas, Indonésia, em ondas perfeitas com cerca de um metro e séries maiores.
Na grande final do evento, ele venceu o taitiano Michel Bourez por 18.87 a 9.83 pontos, para assumir a liderança do ranking do Championship Tour e voltar a vestir a lycra amarela.
“Isto é incrível! Obrigado a todos no Brasil pela torcida e pela vibe. Todos os dias eu acordei antes mesmo do sol nascer para treinar e fiz o meu trabalho. Também foi ótimo ter encontrado as melhores ondas e ter conseguido encaixar o meu surfe de backside aqui em Keramas. Apesar de assumir a liderança do ranking, ainda é muito cedo para pensar em título mundial e continuarei fazendo o meu trabalho”, disse Italo Ferreira, após a vitória.
“A semana inteira foi incrível por aqui e as baterias foram inacreditáveis para mim. Estou muito feliz! Estou curtindo a mim mesmo, a cada momento, e me preocupando apenas em surfar o meu melhor. Parabéns ao Michel Bourez, que é um surfista incrível e com um power impressionante”, concluiu Italo Ferreira.
“É muito bom estar de volta ao pódio, mesmo que na segunda colocação. Parabéns ao Italo pela vitória, ele realmente elevou a competição a outro nível. Todo dia ele era o primeiro a cair na água para os treinos. Todos nós buscamos a lycra amarela. O resultado aqui foi bom pra mim, mas não é o suficiente, estou em busca de vitórias. De qualquer maneira, eu me diverti muito neste evento durante toda a semana e peguei bons tubos”, analisou o vice-campeão Michel Bourez.
Semifinais – Na segunda semifinal do dia, Italo Ferreira conquistou a primeira nota 10 do evento. Sob a prioridade do sul-africano Jordy Smith, o potiguar encontrou uma boa onda intermediária. Com um aéreo espetacular de backside, rotação completa, aterrissando com perfeição na base, Italo ainda seguiu o massacre com uma sequência de pancadas precisas, sempre ligando uma manobra na outra em alta velocidade e sem quebrar a sua linha de surf, para arrancar a nota máxima de todos os juízes, por unanimidade.
Jordy ainda tentou dar o troco com um belíssimo tubo seguido de um roundhouse cutback, que valeu nota 8.93, mas mesmo assim não foi suficiente para superar as notas 10 e 7.13 do brasileiro, que administrou muito bem a prioridade ao final da bateria e venceu o confronto por 17.13 a 16.93.
“Eu já tinha tentado este aéreo em outras baterias, mas desta vez eu consegui completar e estou muito feliz com isso, agora vou me concentrar para a final. Eu só quero surfar! Eu amo surfar de backside e meu surfe encaixa muito bem nesta onda”, disse Italo Ferreira após a semifinal.
Antes disso, na primeira semifinal do dia, o Taitiano Michel Bourez não deu a menor chance ao australiano Mikey Wright e moeu as poucas ondas que apareceram em sua bateria, com batidas e rasgadas muito bem encaixadas, para vencer o duelo por 14.27 a 5.67 pontos.
“Tinha muito mais ondas entrando um pouco antes da minha bateria. A frequência delas diminuiu quando a bateria começou, mas se você se posicionar corretamente, consegue encontrá-las e elas estão proporcionando boas pistas para as manobras. Recuperei minha prancha que havia dobrado na outra bateria e estou focado em meu objetivo na competição, independente de quem seja meu adversário, pois depende de mim”, explicou Michel Bourez, que enfrentará o brasileiro na final do evento.
Bali Protected 2018
Final
Italo Ferreira (BRA) 18.87 X 9.83 Michel Bourez (PLF)
Semifinais
1 Michel Bourez (PLF) 14.27 x 5.67 Mikey Wright (AUS)
2 Italo Ferreira (BRA) 17.13 X 16.93 Jordy Smith (AFR)
Fonte: Waves