Cerca de 300 pessoas em situação de rua devem ser beneficiadas em ação na segunda (5)

Cerca de 300 pessoas em situação de rua devem ser beneficiadas em ação na segunda (5)

Estrutura do evento sendo montada na Praça Deodoro, em frente ao TJAL. Foto: Caio Loureiro.

A Praça Deodoro, no centro de Maceió, será palco de uma ação social do Poder Judiciário de Alagoas voltada para a população em situação de rua nesta segunda (5), das 8h às 13h. Cerca de 300 pessoas devem ser beneficiadas com a iniciativa, que conta com a parceria de diversos órgãos públicos e instituições sociais, promovendo ações para garantia da cidadania, como emissão de documentos, solução de demandas cíveis, além de serviços de saúde e lazer.

Durante o evento, serão ofertados os seguintes serviços: emissão de documentos básicos, como 1ª e 2ª vias do RG, certidão de nascimento, certidão de óbito, CPF, carteira de trabalho, cadastro e encaminhamento para vagas de emprego, seguro-desemprego, resolução de demandas cíveis de pequena complexidade, mediação e conciliação, consultório médico e odontológico, banho social, recreação e lanche.

A ação é promovida pelo TJAL através do programa Justiça Itinerante e da Coordenadoria de Direitos Humanos, em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de Maceió, Ministério Público, Defensoria Pública, Sesc, Igreja Batista do Pinheiro e Movimento População de Rua de Alagoas. A estrutura física foi viabilizada pela Diretoria de Comunicação (Dicom) do TJAL.

O secretário da Coordenadoria de Direitos Humanos do TJAL, Pedro Montenegro, destaca a importância de promover a cidadania para quem mais precisa. “O poder público precisa ir aonde estão as pessoas que mais precisam, e uma das mais necessitadas são as pessoas em situação de rua. Muitas vezes elas não têm sequer a documentação básica, que é o primeiro passo para a cidadania”.

A ação atende a resolução nº 425 de 08/10/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu, no âmbito do Judiciário, a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua. O evento também faz alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado anualmente no dia 10 de dezembro.

“Nenhum ser humano pode estar abaixo da lei, com a sua dignidade comprometida, porque na nossa Constituição de 1988 a dignidade da pessoa humana é um princípio fundamental, e toda ação pública precisa estar alinhada a esse princípio”, ressalta Montenegro.

Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL TL

4 Cantos Alagoas

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.