Campanha Junho Vermelho incentiva a doação voluntária de sangue
A partir desta terça-feira (1º), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) celebra o “Junho Vermelho”, iniciativa que busca incentivar a doação voluntária de sangue, bem como, implementar estratégias para manter estabilizado o estoque de hemocomponentes, visando atender a demanda transfusional dos hospitais e maternidades do Estado. A ação porque, neste mês, em razão dos festejos juninos, há redução no número de comparecimentos espontâneos às unidades de coleta e, por isso, a conscientização sobre a importância da doação voluntária de sangue deve ser intensificada, como forma de lembrar os alagoanos que o sangue é um remédio que não se compra em farmácias e não se fabrica artificialmente, sendo captado apenas através do gesto voluntário.
Durante todo o mês, além de coletas externas, o Hemoal irá intensificar as ações de divulgação na imprensa, no portal da Sesau e nas redes sociais (Intagram @hemoalagoas e Facebook hemoalagoas). Paralelamente, as Unidades de Maceió e Arapiraca irão promover coletas externas (conforme cronograma abaixo), como forma de facilitar o acesso dos doadores de sangue à pratica do gesto nobre que pode salvar até quatro vidas. E no período de 14 – Dia Mundial do Doador de Sangue – até 19 de junho, o Hemoal promove a Campanha de Doação de Sangue Junina, onde os voluntários irão receber um boné confeccionado especialmente para a ação.
“Esperamos contar, mais uma vez, ao longo deste mês, com a solidariedade do povo alagoano, para que compareça às Unidades do Hemoal em Maceió e Arapiraca e se candidate à doação de sangue. Apesar de estarmos vivendo uma pandemia, as transfusões continuam ocorrendo nos hospitais e maternidades e necessitamos dispor de um estoque estratégico para atender à demanda. Por isso, adotamos todas as medidas sanitárias para resguardar a saúde de nossos doadores e servidores, como a disponibilização de álcool em gel nos postos de coleta”, ressaltou a gerente da Hemorrede de Alagoas, médica hematologista Verônica Guedes.
Onde Doar Sangue – Para se candidatar à doação voluntária de sangue, o alagoano pode comparecer ao Hemoal Arapiraca, localizado no prédio do Laboratório Municipal, na rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30 e, aos sábados, das 7h30 às 17h. Já no Hemoal Maceió, situado na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, o funcionamento também ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h30 às 17h. Ainda na capital alagoana, é possível se candidatar à doação de sangue na Unidade Farol, localizada no Hospital Veredas, em funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.
Critérios para Doação de Sangue – Para doar sangue, além de ter idade entre16 e 69 anos de idade, é necessário estar bem de saúde, ter no mínimo 50 quilos e portar um documento de identificação oficial e original com foto. No caso dos menores de idade, devem comparecer com um responsável legal, que pode ser o pai ou a mãe.
E conforme o Ministério da Saúde (MS), ficam impedidos de se candidatar à doação de sangue, os voluntários que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato, as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses e os homens ficam impedidos por dois meses.
“O candidato à doação voluntária de sangue deve estar alimentado, evitando comidas gordurosas. Também deve ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior e não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antes da doação, bem como, não pode ter fumado nas 2 horas antes do processo”, orienta a gerente da Hemorrede de Alagoas.
Novo coronavírus – Quanto aos voluntários que tiveram a Covid-19, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação da doença. Já os que tiveram apenas contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas, podem se dirigir até o Hemoal.
Vacina – No caso das pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19, deve ser respeitado um intervalo para se candidatar à doação de sangue. Com relação à CoronaVac, o intervalo é de 48 horas após cada dose, ou seja, dois dias; já no caso da AstraZeneca e da Pfizer, o ato de doar sangue só pode ser realizado após o sétimo dia do recebimento da vacina, seja para a primeira ou segunda dose.
Cronograma das Coletas Externas de Sangue
Dia 5 – Escola Adventista do 7º Dia – Maceió
Dia 8 – Grupo Ferreira Hora – Maceió
Dia 15 – Hospital Regional da Mata – União dos Palmares
Dia 22 – Empresa Porto Belo – Polo Industrial de Marechal Deodoro
Assessoria