As expectativas e suas nocividades dentro da Psiquê Humana

As expectativas e suas nocividades dentro da Psiquê Humana
Daniela Hernandez de Barros, Psicóloga (CRP 15/3726)

Uma das grandes causadoras de ansiedade nos indivíduos é a expectativa, seja ela em relação aos momentos, pessoas ou circunstâncias. Quando despejamos em algo ou alguém a nossa expectativa, que nada mais é do que a antecipação dos momentos futuros, temos a nos frustrar quando algo não sai da maneira como imaginávamos, o que por si só já é um fator pré-determinante para a ansiedade.

Inúmeros são os gatilhos para que a onda de frustração te pegue em cheio no meio do Oceano das expectativas, é aquela promoção no trabalho que não ocorreu, é aquele eu te amo da pessoa amada que não foi verbalizado, ou até mesmo algo que esteja programado para o dia, que não sai como o planejado.

E como lidar de forma mais construtiva com as expectativas?

Um dos fatores de suma importância para que saibamos lidar melhor com essa antecipação do futuro, é tomarmos consciência de que não temos o controle sobre ele. Tendo conhecimento sobre isso, se torna mais fácil lidar com as situações sem que possamos gerar tanta expectativa sobre algo ou alguém. 

Temos que ter em mente que esses aspectos gerados, são muitas das vezes comportamentos já pré-existentes dentro do nosso inconsciente que acabamos por projetar em pessoas ou situações e que o mesmo pode ser amenizado se tivermos ciência que não podemos colocar o futuro ao nosso dispor. Os indivíduos têm suas vivências de forma completamente diferente da sua, portanto, dificilmente as situações sairá da maneira como se espera ou almeja. 

Para tanto, se faz necessário compreender que o simples fato de algo não sair como foi planejado, não quer dizer que não tenha sido satisfatório dentro do momento. Não temos o controle absoluto sobre situações e pessoas para que tudo saia perfeitamente cronometrado no filme da nossa vida. 

E não tem nada de errado sobre isso, ao contrário, tentar prever o futuro com ações e comportamentos só vai gerar cada vez mais comportamentos engessados, aonde se viverá no piloto automático das emoções para que nada saia fora que foi planejado dentro do seu cronograma existencial.

 Liberte-se!!!

Por Daniela Hernandez de Barros, Psicóloga (CRP 15/3726) formada pelo Centro Universitário CESMAC; Especialista em Urgência, Emergência e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pela UNIT; Capacitação em Psicologia Jurídica e Processos Psicológicos Criminais e Capacitação em Avaliação Psicológica.

4 Cantos Alagoas

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.