Artigo: Os profissionais e o atendimento na era 4.0

Artigo: Os profissionais e o atendimento na era 4.0

Shirley Jaires:
Líder atuante na área da saúde, especialista em Gestão de Pessoas e Coaching com ênfase em Consultoria Empresarial. Com formação em PNL para Líderes.

Não é de hoje que conhecemos a evolução tecnológica, as primeiras invenções surgiram no intuito de tornar a vida mais fácil, como por exemplo: o fogo e a roda, e em seguida trazendo ainda mais contribuição para a sociedade, veio a criação do telefone, luz elétrica, televisão, rádio e internet.  

Por falar em internet, a que se dará o desenvolver desde artigo, essa dominou o mundo mais rapidamente do que qualquer outra tecnologia, e hoje sentimos seu impacto em todos os âmbitos de nossas vidas. 

Aliado a esse avanço tecnológico e da internet veio a terceira revolução industrial que alavancou com a criação de novos computadores e softwares contribuindo para a automatização das fábricas e isso causou o aumento de multinacionais e o crescimento acelerado da economia, passando a determinar as estratégias do mercado financeiro.  

Mas o que isso tem a ver com o atendimento ao cliente?  

A resposta é: Tudo! 

Quando seguimos falando desta evolução, partimos para a Indústria 4.0, que vem revolucionando o mercado de trabalho em todas as áreas, principalmente no modo de relacionamento com os consumidores, que este deve ser sempre renovado e estar sempre acompanhando a ascensão tecnológica. 

No passado só havia duas formas de comunicação entre os clientes e a empresa: Pessoalmente ou por telefone; hoje com a chegada da era 4.0 as empresas precisam se reconstruir e acompanhar as diferentes formas de atendimento e por diversos canais, garantindo que seus consumidores sejam atendidos onde, como e quando quiser, oferecendo uma experiência unificada entre vários meios e ainda assim oferecer uma melhor qualidade no atendimento com excelência e resolutividade, tudo isso é chamado de estratégia de atendimento Omnichannel. 

Para se destacar nesta nova era os profissionais precisam adquirir novas competências para ter um bom posicionamento no mercado.  

Segue algumas dicas: 

  • É preciso ser multidisciplinar, ter conhecimento em várias áreas distintas e estrategicamente saber usar de forma conjunta; 
  • Seja criativo e ousado, o mercado pede soluções novas, pessoas que pensem fora da caixa; 
  • Seja humano e cooperativo, domine as habilidades de comunicação, como a oratória e posicionamento online; 
  • Exerça o seu perfil de liderança, este perfil não é mais unicamente do gestor, ele deve ser incentivado e cobrado de toda a equipe; 
  • Demonstre maturidade, evite desgastes desnecessários no ambiente de trabalho, tenha equilíbrio das situações de estresse, saiba lhe dar com pressões, desenvolvendo assim a inteligência emocional; 
  • Por último e não menos importante, o novo cenário exige que você seja um profissional flexível, que tenha facilidade de adaptações, pois tudo está se transformando. 

A Indústria 4.0 já faz parte da nossa realidade sendo muito presente em nossas vidas, seja pessoal ou profissional, portanto, busque sempre se capacitar para levar um diferencial ao mercado de trabalho e se destacar com suas habilidades e competências.

Shirley Jaires, líder atuante na área da saúde, especialista em Gestão de Pessoas e Coaching com ênfase em Consultoria Empresarial. Com formação em PNL para Líderes.

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