Alagoas já vacinou mais de 10% do público-alvo contra a influenza

Alagoas já vacinou mais de 10% do público-alvo contra a influenza

Foto: Carla Cleto

Conforme balanço realizado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), divulgado nesta segunda-feira (22), a Campanha de Vacinação contra a Influenza já vacinou em Alagoas 10,37% do público-alvo, o que corresponde a 77.256 pessoas. A meta é vacinar pelo menos 90% das 744.917 pessoas preconizadas, segundo o Ministério da Saúde.

Em Alagoas a campanha ocorre simultaneamente para todos os públicos, que são os trabalhadores da saúde, povos indígenas, puérperas (mulheres até 45 após o parto), idosos (a partir dos 60 anos) e professores. Também devem ser imunizadas as pessoas portadoras de doenças crônicas, população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativas, funcionários do sistema prisional, gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias).

Embora o número de vacinados esteja dentro do esperado, a assessora técnica do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Denise Castro, é necessário total engajamento da população. De acordo com ela, para que a meta seja atingida, é necessário ir, até o próximo dia 31 de maio, ao posto de saúde do município onde reside, para tomar a vacina e se proteger.

“Ainda temos 39 dias para que essa população compareça aos postos de saúde para tomar a vacina. Portanto, se até o final de abril conseguirmos chegar ao percentual de 20%, iremos atingir a meta preconizada”, garantiu Denise Castro

Validade – Segundo Denise Castro, quem foi imunizado no ano passado, deve tomar a vacina novamente neste ano. Com apenas um ano de validade, a vacina precisa ser reformulada para proteger as cepas dos vírus que estão em circulação.

“A vacina contra a gripe ofertada pelo SUS [Sistema Único de Saúde] protege contra todos os tipos. A definição da composição do imunizante muda a cada ano, considerando as cepas que mais circulam no Hemisfério Sul, no ano anterior. Para este ano, a OMS [Organização Mundial da Saúde] definiu a composição da vacina com duas cepas de influenza A e uma linhagem de influenza B”, explicou.

Como se adquire – A transmissão dos vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias, que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca e olhos).

A assessora técnica do PN1 em Alagoas ressaltou ainda que há outras formas de se prevenir, além da vacina. “É recomendável evitar aglomerações e lugares fechados. Além disso, recomenda-se lavar bem as mãos com água e sabão, usar álcool em gel para higienização, manter os ambientes arejados e evitar o contato com pessoas gripadas e resfriadas”, orientou, ao informar que este ano já foram registrados três casos da doença.

Assessoria

4 Cantos Alagoas

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.