A importância da Psicologia nos tempos atuais
O mês de agosto vêm repleto de comemorações para a Psicologia, além de ser comemorado no dia 27 o dia do Psicólogo, neste ano também temos um marco significativo para a história dessa ciência tão importante e nunca tão explanada como atualmente, que é a regulamentação da profissão no Brasil, que se completa no ano de 2022, 60 anos!
Nunca se falou tanto em saúde mental e como a mesma acarreta todos os setores da nossa vida, seja no âmbito físico, profissional e pessoal. Os indivíduos, cada vez mais, estão se desinibindo para falar do seu estado emocional e como o processo psicoterápico tem um papel fundamental para o aprofundamento do seu autoconhecimento no sentido mais amplo da palavra.
É se despir dos seus medos, anseios, inquietações emocionais e está ali juntamente com o seu psicólogo(a) para trabalharem juntos os seus conteúdos e, consequentemente, a sua melhoria emocional e qualidade de vida.
É desmistificar cada vez mais a estigmatização que o profissional Psicólogo só atende pessoas consideradas “fora dos padrões emocionais ditos normais” perante a sociedade; é lutar contra a descriminalização social cedendo informações para os esclarecimentos das psicopatologias emocionais que cercam todos nós.
Mais do que uma ciência, Psicologia tem um papel acolhedor, empático e de extrema importância para a época atual, auxiliando o nosso paciente/cliente a como lidar com as problemáticas da sua vida de uma forma mais segura e confiante, além de auxiliar a se desprender dos seus antigos padrões e amarras emocionais.
Por essas e todos os outros benefícios que a Psicologia trás enquanto ciência para o bem-estar da nossa sociedade é que gostaria de parabenizar todos nós profissionais desta área pelo nosso dia a ser comemorado neste sábado (27), que possamos continuar sendo resistência diante desse sistema opressor que adoece cada vez mais a nossa população.
Daniela Hernandez de Barros, Psicóloga (CRP 15/3726) e Jornalista (MTB 2027/AL). Formada pelo Centro Universitário CESMAC; Especialista em Urgência, Emergência e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pela UNIT; Capacitação em Psicologia Jurídica e Processos Psicológicos Criminais, Capacitação em Avaliação Psicológica, Capacitação em Psicologia Breve.