38ª Edição Mundaú Lagoa Aberta celebra 6 Anos de luta no Complexo Estuarino Lagunar Mandaú-Manguaba
No coração do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba, o Movimento dos Povos das Lagoas celebra um marco significativo: seis anos de dedicação à preservação e promoção da cultura local. Nesta edição especial de aniversário do Mundaú Lagoa Aberta, prepare-se para um dia de diálogos e celebrações culturais que envolvem toda a comunidade da beira da lagoa.
No primeiro domingo do mês, como de costume, o evento reúne moradores e membros da sociedade civil organizada em um ambiente único, onde as águas do Mundaú se encontram com a efervescência cultural. Nesta edição, o tema central será “Avaliação, Planejamento e Mapeamento Cultural”, explorando estratégias para preservação e benefícios do rico patrimônio cultural da região.
O Mundaú Lagoa Aberta é mais do que uma celebração de aniversário, é um compromisso contínuo com a comunidade e o meio ambiente. Além dos diálogos enriquecedores, os participantes podem esperar uma abundância de atividades culturais, incluindo músicas, oficinas criativas e apresentações culturais.
A presidente do Instituto Ideal, Isadora Padilha, também membro da organização do Mundaú Lagoa Aberta, fala da importância do projeto e da edição especial de aniversário: “Essa edição do Mundaú Lagoa Aberta é a edição de aniversário, o Movimento dos Povos das Lagoas completa no dia 16 de Setembro deste ano 6 anos de fundação. Em 2017, quando o Movimento surge, é exatamente no contexto dos 200 anos de Emancipação Política de Alagoas, e pela ausência de ações num lugar que dá nome ao estado – as lagoas – surge com a proposta de emancipação política das “outras Alagoas”, ou seja, das Alagoas que não são vistas, que são negligenciadas. Nesse sentido nós continuamos ao longo desses anos e adiante valorizando, trazendo à tona essas outras Alagoas. Nessa edição nós fazemos um evento inicialmente de avaliação, planejamento e mapeamento para traçar os rumos para os próximos momentos. Passamos por muitas coisas nesses anos: uma pandemia, eleições, contexto político difícil, mas estamos aqui e muitas outras coisas virão”, conclui.
O professor da Escola Técnica de Artes- ETA, Jeamerson Santos, ressalta a importância do Mundaú Lagoa Aberta, não só para a comunidade da região lagunar mas para a cidade: “ O Mundaú Lagoa Aberta é uma das ações da sociedade civil com compromisso social educativo e cultural que contribui para o debate sobre Maceió, enquanto Cidade, que deve ser coletiva, inclusiva e principalmente democrática. O projeto Mundaú Lagoa Aberta é um espaço necessário e sua vida longa de existência comprova isso, sua importância social. Mobilizando protagonismo político através de cada temática abordada em roda à beira da lagoa unificando lutas e sonhos de uma Maceió de todos”, finaliza.
A prof. Manuela Callou, do curso de Relações Públicas e coordenadora do projeto de extensão Bureau de Comunicação Comunitária da Ufal, enfatiza a importância do Mundaú Lagoa Aberta, dizendo que: “O Mundaú Lagoa Aberta representa a importância dos coletivos que atuam nas cadeias produtivas culturais da região lagunar. Esta edição especial de aniversário reverbera as conquistas alcançadas através das lutas pela emancipação das outras Alagoas”, conclui.
Este evento não é apenas uma festa, mas uma oportunidade para fortalecer laços comunitários, aprender com líderes culturais locais e contribuir para um futuro melhor para as gerações futuras no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba. A 38ª Edição do Mundaú Lagoa Aberta promete ser um dia repleto de reflexão, inspiração e celebrações. Junte-se a nós e faça parte dessa celebração cultural única.
Contato para fechamento de pauta: +55 82 8849-2085 / +55 82 98220-3194
Texto escrito por Isadora Ulisses, estudante de relações públicas do Projeto de emenda parlamentar Memória e Produção em Territórios Culturais/AL (Consciência Lunga e Mundaú Lagoa Aberta) – do Termo de fomento n. 929345/2022 proposto pelo Gabinete do Deputado Paulão através do Ministério do Turismo.
Realização:
Quintal Cultural e Quilombo Lunga
Coordenação Geral:
Keka Rabelo e Instituto Bico de Fulô
Coordenação Técnica:
Instituto Ideal, Coletivo Nois q Faiz, Kuka Melo Empreendimentos
Coordenação de comunicação:
Projeto Bureau Comunicação Comunitária do eixo de desenvolvimento social da Agerrp Ufal, coordenado pela professora Manuela Callou.
Serviço:
38ª Edição Mundaú Lagoa Aberta – Avaliação, Planejamento e Mapeamento Cultural” – Edição especial de aniversário
Data: 03 de setembro
Horário: 14h
Concentração: Monumento ao Milênio – Vergel do Lago
Mais informações através das redes sociais:
Instagram : @povosdaslagoas
Facebook: Movlagoas
YouTube: TV Beira da Lagoa
Assessoria