Procon Maceió registra oito mil atendimentos a consumidores

Procon Maceió registra oito mil atendimentos a consumidores

Órgão foi reativado há dois anos com ações de proteção ao consumidor maceioense. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A vendedora Gilvanete dos Santos tinha uma dúvida sobre o contrato do plano de saúde da mãe, Maria José, de 72 anos. Ela aproveitou que estava no Centro e foi até o atendimento para pedir orientação. “O plano aumentou a mensalidade e fiquei na dúvida se isso é certo ou se há até possibilidade de ressarcimento do valor. Fui bem atendida aqui no Procon e voltarei aqui com minha mãe e os documentos que pediram”, contou.

Gilvanete dos Santos foi até o Procon Maceió para tirar dúvidas. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Assim como Gilvanete, os demais consumidores contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar do Procon Maceió. O superindividamento com instituições financeiras, cobrança indevida na fatura, problemas com planos de saúde e telefonia são exemplos de casos que chegam ao órgão.

“Geralmente o consumidor chega desgastado após ter passado horas no Serviço de Atendimento ao Cliente da empresa, retornado várias vezes ao estabelecimento, andar de um lado para o outro, ou seja, diversas tentativas de solução e, muitas vezes, o último amparo é o no Procon Maceió. O consumidor chega e encontra soluções para muitos problemas”, lembra o diretor-executivo do órgão, Leandro Almeida.

Leandro Almeida, diretor-executivo do órgão. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Foi o caso da Josefa Maria. A dona de casa comprou um liquidificador e não funcionou perfeitamente. Após voltar na loja e não ter sucesso com a troca e devolução do valor, só restou buscar ajuda no órgão de proteção ao consumidor.

“Não gostaria de estar aqui, porque a gente trabalha tanto para conseguir as coisas e ainda tem que passar por isso. A loja não me orientou com as informações que recebi aqui. Eu sabia que o Procon existe para essas pequenas causas e vim para ser orientada de como encontrar a solução”, relatou Josefa. “O atendimento foi ótimo, porque recebi atenção, me ouviram e agora estou entendendo a situação”, acrescentou satisfeita.

Atendimento presencial do Procon Maceió no Centro. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

É em situações de imprevistos assim que os maceioenses procuram o serviço para orientações ou denúncias. “Tem casos de consumidores que chegaram com dívidas de mais de R$ 5 mil  e saíram com acordo para pagamento de 10% desse valor. Então o consumidor sai satisfeito, porque é um órgão que atende a expectativa de quem é atendido. Solucionamos mais de 80% dos casos e há até demandas  que ultrapassam a relação de consumo, mas quem chega aqui é orientado a buscar o órgão certo que pode atuar”, explica Almeida.

Dois anos

Reativado em 2017, o órgão já soma diversas atividades. A partir das necessidades da população, realizou projetos como o Procon Porta a Porta, com visitas de fiscais e atendentes aos bairros mais afastados, Procon Mirim, quando alunos são levados a um estabelecimento comercial, recebem orientações sobre o que os pais devem saber no ato da compra e ganham um certificado simbólico de Fiscal Mirim e palestras para consumidores e fornecedores, além de divulgação em parceria com diversos órgãos municipais.

Procon Mirim beneficia alunos da Rede Municipal

Visita de atendentes em bairros afastados

Fiscais em pesquisa de preços de combustíveis

Dos mais de 3.700 processos abertos desde a reativação, o Procon Maceió conseguiu resolver 3 mil, uma média de 87%. As mais de 40 ações de fiscalização aconteceram em diversos setores do comércio, como concessionárias, instituições financeiras, consultórios odontológicos, estúdios de tatuagens e lojas do Centro. Foram 500 visitas a estabelecimentos com mais de 230 autuações por irregularidades.

“O consumidor muitas vezes entende que um problema com valor pequeno não vale a pena fazer uma reclamação, mas é muito válido, porque a somatória de reclamações de um determinado segmento ou setor pode gerar uma punição maior as empresas e gerar uma política em favor do consumidor. O consumidor não busca só o próprio direito individual, mas também é ator coletivo em favor da sociedade, registrando a reclamação e colaborando para que nós possamos promover ações fiscalizatórias para os setores que encontram maior resistência em respeitar o direito do consumidor em nossa capital”, alerta Leandro Almeida.

Atendimento

A equipe atende na sede da Secretaria Municipal de Economia (Semec), na Rua Pedro Monteiro, nº 47, no Centro. Para expandir o atendimento presencial, o órgão mantém dois núcleos de atendimento, um em parceria com o Centro Universitário Cesmac, na Rua Iris Alagoense, 458, no bairro Farol, e o instalado este ano na Faculdade Uninassau, na Rua Professor Sandoval Arroxelas, no bairro da Ponta Verde.

Além do atendimento no Centro, Procon Maceió também tem núcleos no Cesmac e Faculdade Uninassau.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O Procon Maceió também inovou o atendimento com o uso do aplicativo WhatsApp. A iniciativa diminui a distância com o consumidor maceioense. São cerca de 30 mensagens diárias que chegam ao número (82) 98882-8326.  Também chegam demandas enviadas por outras plataformas digitais, como é o caso do site www.consumidor.gov.br.

O atendimento é de  segunda à sexta, das 8h às 16h. O maceioense também pode tirar dúvidas por meio do telefone (82) 3315-3702 ou por e-mail  no atendimentoproconmaceio@gmail.com.

Thiago Aquino/ Secom Maceió

4 Cantos Alagoas

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.