Orla da Pajuçara recebe Praia Acessível neste sábado
A Prefeitura de Maceió promove, no próximo sábado (20), a partir das 8h, a edição mensal do Projeto Praia Acessível. A ação, que acontece na Praça Gerônimo Ciqueira, na orla de Pajuçara,vai comemorar o Dia dos Avós e contará com uma série de atividades esportivas e de recreação voltadas às pessoas com deficiência. O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Lazer (Semtel), em parceria com entidades e instituições privadas.
A 6ª edição do projeto em 2019 traz uma série de ações como alongamentos e dança, prática de esportes como, bocha, basquete, vôlei e futebol, além da realização de brincadeiras recreativas adaptadas. Um dos maiores atrativos do projeto é o momento do banho de mar assistido, quando os participantes têm a oportunidade de aproveitar o mar de Pajuçara com o suporte de uma cadeira de rodas anfíbia.
As atividades acontecem ao longo da manhã e contam ainda com um lanche oferecido aos participantes e um horário de alongamento e relaxamento com música. A ação, voltada ao lazer de pessoas com deficiência, é aberta à população e atende a centenas participantes a cada edição.
De acordo com o secretário-adjunto do Esporte e Lazer da Semtel, Diogo Rebêlo, o projeto tem foco na inclusão de pessoas com deficiência e sempre conta com a participação de familiares e amigos. “O Praia Acessível é um projeto que o prefeito Rui Palmeira tem muito orgulho em realizar e o carinho que agente recebe das pessoas que participam é muito grande. Essa edição em homenagem ao avós é mais uma oportunidade de reunir a família e vir participar”, afirma.
O Praia Acessível conta com a parceria da Faculdade UniNassau, Illa Sorvetes e Laboratórios Nabuco lopes, além do apoio Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Cadeiras anfíbias garantem o banho de mar acessível. Foto: Pei Fon/Secom Maceió
Lazer acessível e inclusão social
Em atividade desde 2015, o Projeto Praia Acessível é uma ação de desporto adaptada voltado ao lazer de pessoas com deficiência. A programação inclui uma série de atividades, levando momentos de descontração e diversão aos participantes.
Além da ação mensal, a Semtel busca ampliar a prática do lazer acessível por meio do empréstimo das cadeiras anfíbias a partir da solicitação e agendamento. A intenção é oferecer uma opção segura das pessoas desfrutarem de um passeio acessível disponível para turistas e maceioenses, que podem permanecer por até uma semana com uma dessas cadeiras.
Luiz Rios/ Ascom Semtel