Festa Literária do Graciliano Ramos, a II Fligraça começa hoje
A segunda edição da Festa Literária do Graciliano Ramos, a II Fligraça, levará literatura e educação para o bairro a partir desta quinta-feira (25). A ação, idealizada pela Associação Cultural Alagoa do Sul, é uma iniciativa da Associação dos Moradores do Graciliano Ramos e do projeto Graciliano Vivo, com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac). Dessa vez, os homenageados são o escritor Jayme de Altavila e o cantor e compositor Alceu Valença.
Eleito o “Príncipe dos Poetas Alagoanos” em 1964, o mesmo título ganho por Jorge de Lima em 1921, Jayme de Altavila destacou-se não só na Literatura, multifacetado que era, como também no estudo das leis e na política. Autor de diversos livros, sendo o mais famoso deles, “Origem dos direitos dos povos”, voltado ao conhecimento jurídico, compôs a letra do atual hino do Clube de Regatas Brasil (CRB).
Imortal da cadeira de número 37 da Academia Alagoana de Letras, Jayme de Altavila atuou como secretário de Cultura de Alagoas durante o ano de 1998, além de ter sido membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais, da Prefeitura de Maceió, no ano de 2001. Em 1946, duas décadas antes de Jayme de Altavila ser eleito príncipe, nascia em São Bento do Uma, Pernambuco, o cantor e compositor Alceu Valença.
Ele, um dos maiores talentos da música brasileira em toda a sua história, dispensa apresentações, mas percorreu estradas difíceis para alcançar o sucesso do qual é dono: foi quase uma década de vacas magras, de 1971, quando chegou ao Rio de Janeiro, até 1980, quando lançou “Coração Bobo” e finalmente alcançou as paradas de sucesso. A partir de então, além dos hits em sua trajetória, Alceu dedicou-se a outras aventuras: em 2016, por exemplo, dirigiu o longa-metragem “A Luneta do Tempo”, uma espécie de faroeste brasileiro, que fantasia e brinca com as figuras de Lampião e Maria Bonita.
II Fligraça segue até o sábado (27)
Com três dias de programação cultural e educativa, a II Fligraça ocupará a Praça Central do Graciliano Ramos, com apresentações musicais, palestras e mesas redondas, artesanato, feira gastronômica e muitas atrações. O evento segue até o próximo sábado (27).
Mateus Magalhães/ Ascom Fmac