Ato de combate à Aids levará serviços e apresentações artísticas à Multieventos
A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e o Grupo Gay de Maceió (GGM) realizarão, neste sábado (1º), na Praça Multieventos, o Show da Diversidade com o tema “Viver com Aids é Possível; Com Preconceito, Não”. O evento marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, quando se inicia a campanha Dezembro Vermelho.
As ações começam às 9h nas tendas que serão instaladas para promover a saúde e prevenção, assistência, direitos, comunicação, controle social, esporte e cultura. Já às 17h, profissionais envolvidos com a temática darão minipalestras sobre políticas públicas na saúde e o enfrentamento ao preconceito. Haverá, ainda, apresentações musicais locais e artísticas da comunidade LGBT.
Combate
O Dia Mundial de Combate à Aids foi instituído há 30 anos, em 1988, durante Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS).
A criação de um dia mundial voltado ao combate da doença, causada pela infecção com o vírus HIV, se deu pela necessidade de alertar sobre a prevenção do vírus, que em cinco anos depois da sua descoberta contagiou 65,7 mil pessoas e matou 38 mil no mundo inteiro.
Graças ao avanço nas pesquisas sobre a doença e a soluções paliativas, hoje é possível conviver com o vírus sem desenvolver a Aids. Atualmente, 75% das pessoas vivem com o vírus e conhecem seu estado sorológico, que é quando o paciente é diagnosticado e tem anticorpos e antígenos identificados no soro.
Assessoria