Transporte coletivo: o que fazer para denunciar irregularidades?
De segunda a sexta-feira, a frota de 564 ônibus que circulam em Maceió realiza mais de quatro mil viagens percorrendo todos os bairros da cidade. Com o objetivo de aprimorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados, a central da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) monitora e fiscaliza o sistema 24h por dia.
O órgão está atento às questões levantadas pela população quanto ao conforto, qualidade e segurança nos coletivos. O sistema de transporte público é fiscalizado com auxílio da tecnologia, por meio do GPS ou com a verificação presencial dos fiscais dentro dos ônibus e nos terminais.
“Com essa fiscalização, a SMTT consegue constatar se os horários dos ônibus estão sendo cumpridos, se as viagens estão sendo realizadas, se houve desvio de itinerário e também as condições físicas dos veículos e o tratamento do condutor e cobrador com os passageiros”, explica o coordenador de controle integrado, Silvio Sarmento.
Outra ferramenta importante no auxílio das fiscalizações é o Disque SMTT. Ligando para o número 118, qualquer cidadão pode denunciar irregularidades no transporte público.
“Se, por exemplo, um motorista não para em um ponto: o cidadão precisa saber a linha, o local onde aconteceu o problema, o horário e o número que fica na parte lateral do ônibus. Isso serve para qualquer irregularidade”, afirma Silvio.
Um processo administrativo é aberto e apurado através dos meios eletrônicos do órgão. Caso se confirme a denúncia, a empresa é notificada e precisa comparecer à SMTT com o motorista e um representante legal, onde são tomadas as medidas cabíveis. As denúncias também podem ser feitas via aplicativo Cittamobi do celular.
Ascom SMTT