Automóveis que utilizam gás natural veicular terão desconto no IPVA
Além da economia, segurança e facilidade em abastecer, os usuários do Gás Natural Veicular (GNV) ganharam mais uma vantagem, o desconto no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotivos (IPVA).
A Instrução Normativa Nº 22/2018, divulgada segunda-feira (21), pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AL), determina que veículos que utilizam o GNV passam a ter uma alíquota única de 1,5% no Imposto. Veículos híbridos, que possuem mais de um motor de propulsão, também recebem a mesma alíquota.
De acordo com a Lei Nº 6.555 de 30 de dezembro de 2004, os valores do IPVA variam para os veículos de passageiro, carga ou misto. Para automóveis com potência abaixo de 80 HP, o imposto é de 2,75%. Para os de potência superior a 80, mas abaixo de 160 HP, o valor é de 3%. Já no caso dos veículos com potência superior a 160 HP, o Imposto vai para 3,25%. Entretanto, quem usa o GNV pagará alíquota única.
Com a Instrução Normativa, quem tem GNV chega a economizar, em média, 50% do valor do IPVA. Para quem pagaria 2,75%, a economia chega a 45%. No caso de quem pagaria 3% e 3,25%, o valor cai em 50% e 54%, respectivamente.
O GNV já vinha se apresentando como o combustível mais econômico, sendo a melhor opção diante da alta da gasolina e do etanol e dos tempos de instabilidade no abastecimento dos postos. O combustível, além de possuir fornecimento contínuo, rende mais.
Fonte: Assessoria