Dezembro Laranja: entenda como a dieta ajuda a prevenir o câncer de pele

Dezembro Laranja: entenda como a dieta ajuda a prevenir o câncer de pele

Ao longo de todo o ano, cada mês tem uma cor especial que sensibiliza as pessoas para a importância do cuidado com a saúde. Em dezembro, o câncer de pele ganha protagonismo e é tema da campanha Dezembro Laranja, que tem como objetivo chamar atenção para a importância da prevenção e do combate à doença. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a neoplasia corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil.

Qualquer pessoa pode desenvolver câncer de pele, mas aquelas com pele muito clara, albinas, com vitiligo ou em tratamento com imunossupressores são mais sensíveis ao sol. Além de evitar exposição prolongada aos raios solares e caprichar no uso do filtro solar, uma alimentação balanceada também pode ser uma grande aliada para uma pele saudável, conforme a nutricionista da Hapvida NotreDame Intermédica, Icléa Rocha.

“Alguns nutrientes presentes nos alimentos podem ajudar a reduzir os danos causados pela radiação UV e, assim, retardar ou até mesmo diminuir as agressões à pele. A principal orientação é ter uma alimentação saudável, diversificada e equilibrada. Montar um prato bem natural e colorido ajuda a garantir a ingestão de tudo o que é necessário para o equilíbrio orgânico do nosso corpo”, fala.

Seis nutrientes contra o câncer de pele

De acordo com a nutricionista, existe uma variedade de nutrientes antioxidantes que podem auxiliar a prevenção do câncer de pele.

“São aminoácidos e vitaminas que protegem o organismo da produção de radicais livres que podem estar relacionados não apenas ao câncer, como também a outras patologias graves, como Parkinson, Alzheimer e doenças cardiovasculares”, explica.

Melancia, tomate, cenoura, abóbora, manga e mamão são ricos em carotenóides, que atuam na fotoproteção da pele, atenuam as rugas e são responsáveis por um bronzeado mais uniforme. Espinafre, fígado, couve e ovo possuem alta concentração de vitamina A, que, por sua vez, é um poderoso ativo que age diretamente na renovação celular e na síntese de colágeno.

Laranja, morango, acerola, goiaba, abacaxi, limão, kiwi e caju têm efeitos positivos na pele, pois possuem vitamina C em sua composição. “Isso fortalece a imunidade, reduz a colonização de microrganismos e mantém a elasticidade das fibras de pele. Também não podemos nos esquecer da vitamina E, do zinco e do selênio, que também são nutrientes anticancerígenos. Vale caprichar na ingestão de amendoim, castanha do pará, aveia, amêndoa, pistache, avelã, nozes, arroz integral e sementes de abóbora e girassol”, completa.

Assessoria

4 Cantos Alagoas

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.