Monitoramento do São Francisco reúne pesquisadores em Penedo

Monitoramento do São Francisco reúne pesquisadores em Penedo

Por Lenilda Luna – jornalista

Na manhã desta sexta-feira (17), durante a programação do Circuito Penedo de Cinema, foi realizada mais uma ação de monitoramento da qualidade das águas do Rio São Francisco. A atividade faz parte do projeto de extensão Observando os rios, da Unidade de Penedo, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Na oportunidade, integrantes do Laboratório de Ecologia Bentônica (LEB), Laboratório de Ictiologia e Conservação (LIC) e do Projeto Meros do Brasil (PMB) receberam 28 alunos do Colégio Estadual Gabino Besouro para realização das atividades.

Os participantes observaram vários materiais descartados de forma incorreta, que acabam poluindo o rio. “Precisamos observar que tipo de materiais estamos deixando de reciclar e jogando nas águas dos rios. A situação é grave, temos microplásticos presentes nos organismos dos peixes e dos seres humanos também”, alertou o professor Cláudio Sampaio.

A coordenação do projeto de extensão Observando os Rios é realizada pelos professores da Ufal Penedo, Taciana Kramer e Cláudio Sampaio, sendo apoiada pela SOS Mata Atlântica. “De acordo com o protocolo de monitoramento aplicado, a água do Velho Chico foi classificada como regular, ressaltando a necessidade de cuidarmos melhor desse rio tão importante para a cidade e para o país”, concluiu o professor Claúdio Sampaio.

4 Cantos Alagoas

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.