Procon Maceió orienta população sobre ofertas promovidas em alusão ao Dia da Independência

Procon Maceió orienta população sobre ofertas promovidas em alusão ao Dia da Independência

Equipe de fiscalização do Procon Maceió garante cumprimento do Código de Defesa do Consumidor. Foto: Procon Maceió

A fim de resguardar e garantir os direitos dos consumidores na capital, o Procon Maceió, em virtude das comemorações em alusão à Independência do Brasil, celebrada no próximo dia 7 de setembro, considerando o aumento da demanda no comércio, orienta a população quanto às ofertas promovidas neste período.

O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor observa a regulação prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC), e através da equipe de fiscalização do Procon Maceió, que percorreu os estabelecimentos do Centro de Maceió, alerta ainda os consumidores sobre direitos e deveres na ida às compras promocionais de época.

A diretora-executiva do Procon Maceió, Cecília Wanderley, revela que o objetivo é esclarecer as dúvidas sobre os direitos do consumidor, principalmente, sobre a troca de produtos que não serviram ou que não agradaram ao consumidor.

“Mesmo que o artigo esteja em perfeitas condições, não há obrigatoriedade de troca por parte do fornecedor. No entanto, é muito comum, por exemplo, que o fornecedor garanta a troca na hora da compra e, se isso acontecer, ele deve manter e cumprir com o ofertado.” alerta Cecília.

Fiscais do Procon Maceió atuam em defesa do consumidor. Foto: Procon Maceió
Fiscais do Procon Maceió atuam em defesa do consumidor. Foto: Procon Maceió

Confira as dicas do Procon na hora das compras:

Referente a preços e pagamentos

O consumidor deve ficar atento ao preço exposto na vitrine. Deve-se constar o preço total à vista e a prazo, contendo, inclusive, o número de parcelas, bem como as condições de pagamento.

Troca de produtos

O lojista não tem obrigatoriedade de realizar a troca de itens ou produtos,  desde que previamente expresso ao consumidor. Contudo, em caso de vício ou defeito nos produtos, o prazo para conserto é de 30 dias, ou então deverá ser feita a troca ou restituição do valor.

Direito de arrependimento

O consumidor pode desistir das compras efetuadas pela Internet, fora do estabelecimento, em até sete dias, contados do recebimento do produto, garantido, ainda, o seu direito de receber a devolução dos valores já pagos.

Lembrando que as lojas podem vender produtos com avaria, desde que essa informação esteja clara no anúncio.

Venda Casada

Essa é uma prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor, portanto, não caia nela. A venda casada se dá na prática de condicionar a venda de um produto a outro.

Fale com o Procon Maceió

Para os consumidores que tiverem dúvidas ou desejam mais informações, poderão entrar em contato com o Procon Maceió através do 0800 082 4567 ou ProconZap (82) 9 8882-8326, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, na sede e demais núcleos de atendimentos.

Se preferir, os consumidores também podem encaminhar as suas solicitações para o endereço de e-mail: atendimento@procon.maceio.al.gov.br

Assessoria

4 Cantos Alagoas

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.