Bazar de artesãos homenageia folclore no Mercado do Artesanato da Levada

Bazar de artesãos homenageia folclore no Mercado do Artesanato da Levada

Materiais feitos com técnica de crochê, filé e tenerife foram comercializados no Bazar, realizado no 2° piso do mercado. Fotos: Jonathan Lins/Secom Maceió.

Neste Sábado (5), foi realizado o primeiro bazar de artesanato no bairro da Levada, em comemoração ao Dia do Folclore, cuja data oficial é 22 de agosto. O evento aconteceu no Mercado do Artesanato em uma parceria entre permissionários do equipamento público e a Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura (Semapa) e da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). O objetivo principal foi levar a cultura folclórica e artesanal a todos que visitaram o mercado.

Participaram do evento a secretária Jeannynne Beltrão, titular da Semapa; o secretário de Cultura e Economia Solidária, Dr. Cleber; e o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Fábio Palmeira, além de permissionários do equipamento e um público participativo.

Grandes nomes do folclore alagoano, como Mestre Arlindo, que produz peças artesanais com palitos de fósforo, e a escritora, poetisa e pesquisadora artesã, Mestra Adriana Monteiro, receberam homenagens.

Para os visitantes, o evento foi um momento de se encantar com a qualidade das peças comercializadas e com as apresentações realizadas pelos grupos de Coco de Roda Fogo da Serra, de Chã Preta, e Pastoril.

“Vi diversas coisas aqui, achei muito bacana, peças de qualidade. Eu não conhecia ainda, inclusive uma amiga minha falou que está muito mais organizado agora o mercado em si. Realmente, gostei muito”, disse a mineira Thays Melo, que mora há pouco mais de um ano em Maceió e trouxe as amigas para conhecer o equipamento público de abastecimento e prestigiar o bazar.

Rosangela Teixeira é permissionária do Mercado do Artesanato há cerca de 6 anos, e comercializa acessórios como diademas e bolsas, além de almofadas. Ela disse que o evento foi muito esperado, e parabenizou a Prefeitura de Maceió pelo apoio.

“Está sendo maravilhoso comercializar os meus produtos que são feitos todos a mão. Com certeza a Prefeitura de Maceió está de parabéns por todo o apoio prestado aos permissionários aqui do local”, disse Rosangela.

A secretária municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura, Jeannyne Beltrão, compareceu ao bazer e ganhou de presente uma imagem sacra, feita pelos próprios permissionários do local. Ela contou como é importante essa aproximação com os comerciantes e disse que a Prefeitura sempre tem dado total apoio para o local.

“Sempre abraçamos as ideias de todos permissionários, e com Valquíria Santos não foi diferente”, disse a secretária, referindo-se à representante dos permissionários do local. “Recebemos essa demanda e, de pronto, corremos atrás para que o evento ocorresse. Entramos em contato com o Fabio Palmeira, diretor presidente da FMAC, que trouxe os grupos folclóricos. Essa aproximação com os comerciantes do Mercado do Artesanato é extremamente importante, e um evento como esse atrai clientes, atrai visitantes. E os maiores beneficiados são os comerciantes e a população”, afirmou a titular da Semapa.

O Mercado do Artesanato fica localizado no Parque Rio Branco, ao lado da linha férrea, no bairro da Levada e funciona de segunda a sexta de 8h às 17h; no sábado, de 8h às 15h; e no domingo, de 8h às 12h.

No local, os consumidores encontram uma gama diversificada de produtos artesanais com variadas matérias-primas, desde enfeites e brinquedos, a acessórios, roupas e até bebidas e comidas feitos artesanalmente. Quem visita o mercado ainda pode ter a experiência de ver artesãos produzindo suas peças nos boxes onde vendem seus produtos.

Assessoria

4 Cantos Alagoas

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.