Diteal promove exposição “Imensidão Íntima” na abertura da 100ª exposição da Galeria de Artes do Deodoro

Diteal promove exposição “Imensidão Íntima” na abertura da 100ª exposição da Galeria de Artes do Deodoro

Foto/Divulgação

A arte é a mais poderosa maneira de expressão humana e, em função disso, o Complexo Cultural do Teatro Deodoro é o maior centro artístico em Maceió, com diversas ramificações que viabilizam essa maneira de transformar o abstrato em palpável.

E a Galeria de Artes Visuais é um ambiente que torna essa linguagem ainda mais mágica. Às vésperas do seu nono ano, a Galeria irá exibir a 100° exposição artística e como melhor comemorar um momento tão importante do que promovendo o sentimento genuíno de sermos quem somos na “Imensidão Íntima”, tema da exposição.

A artista Gabi Coêlho, expondo pela primeira vez solo na Galeria, conta um pouco sobre o sentimento de suas obras, já tão únicas e especiais: “Expor na minha cidade tem outro impacto, na Galeria da Diteal que é algo muito almejado pelos artistas da cidade. Eu estou desde 2018 produzindo, normalmente os artistas têm o anseio de lançar sua primeira exposição e, às vezes, não acontece no momento ideal. E eu não tinha pressa, queria que fosse representativo, encontrando a mim e ao meu trabalho em um estágio de maturidade. E acredito muito em signos, em símbolos e sinais, o fato de ser a centésima exposição é como se dissesse que eu esperei o momento certo”.

Não restam dúvidas de que realmente esse é o momento ideal para prestigiar um acervo artístico que compõem a Imensidão da nossa intimidade. Oficialmente, este ano, foi decretado o fim da emergência devido à pandemia Covid-19, mas esse período de quarentena nos proporcionou dores, perdas, incômodo, medo e novas maneiras de decifrar essa situação. Foi então que a artista começou a produzir seus autorretratos de maneira mais intensa, para evocar esses mesmos sentimentos no âmbito artístico-digital, utilizando de elementos únicos para acionar o sensorial imagético do receptor de sua mensagem.

Vivência

A ligação com a arte vem de muito antes, desde nova apaixonada por fotografia e com um relacionamento breve com a escrita, mas foi só em 2018 que ela “caiu de paraquedas” em curso de autorretrato conceitual, que despertou um nervosismo pelo contato com a fotografia contemporânea, mas não demorou para gerar um sentimento de identificação profunda, despertando uma expressão através da fotografia. 

Depois de conectar o conceito de suas obras, Gabi transformou o seu trabalho que irá abrilhantar os dois espaços da Galeria com uma exposição que te convida a explorar sensações contraditórias que nascerão desde o salão principal e se estendem até o mezanino. A exposição ocorre com o apoio dos parceiros Tinta Miracor, Comoditá Casa e Design e N3 Coworking. A composição exprime o circunstancialismo da arte e evoca o que desejamos provocar com a 100ª exposição: a arte é a substância que compõe o eu interior.

A presidente da Diteal, Sandra Menezes, destacou o evento da centésima exposição. “Esse espaço não para. Um evento após o outro, casa sempre cheia de pessoas diversas, esse espaço da galeria ganha sua centésima exposição. E essa maravilha está aniversariando com uma belíssima exposição da Gabi. Feliz com mais esse momento incrível”, disse Sandra.

Já o gerente Artístico da  Diteal, Alexandre Holanda, ressaltou a Galeria de Artes como espaço vivo. “A Galeria de Artes Visuais do Teatro Deodoro vem cumprindo sua missão com determinação, investimento e diversidade. É realmente uma alegria muito grande chegar a 100ª exposição, sempre buscando manter o espaço vivo e dinâmico, dando oportunidade aos iniciantes e mantendo os veteranos em cartaz”.

Assessoria

4 Cantos Alagoas

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.