Confira 5 mitos e verdades sobre alimentação durante o inverno
O inverno já começou e segue até 23 de setembro. Nesse período, é comum surgirem dúvidas sobre alimentação, afinal, quais ingredientes incluir nas refeições diárias? Em quais alimentos estão as vitaminas necessárias para fortalecer a imunidade? Qual é a quantidade de água ideal para consumo nos dias frios?
A fim de trazer luz sobre o tema, a equipe nutricional da Jasmine Alimentos, responde a essas e outras perguntas, e apresenta cinco mitos e verdades que vão fazer a diferença na saúde e qualidade de vida de toda a família durante o inverno.
- Mito ou verdade: gripes e resfriados podem se intensificar pela falta de nutrientes adequados
Verdade. O sistema imunológico pode ficar enfraquecido com a deficiência de nutrientes, prejudicando tanto a formação das células de defesa, como o seu funcionamento adequado no combate de patologias.
Os estudos mais recentes reforçam a necessidade de um estilo de vida saudável, considerando alimentação equilibrada e nutritiva, prática de atividade física, sono de qualidade e controle do estresse.
“Uma dieta baseada em comida variada pode auxiliar no bom funcionamento do sistema imunológico, como verduras (ex: alface e espinafre), legumes (ex: cenoura e brócolis), frutas (ex: banana e laranja), sementes (ex: chia e linhaça), grãos e cereais integrais (ex: arroz, aveia e quinoa) e castanhas (ex: nozes, amêndoas e avelãs)”, conta Adriana Zanardo, consultora nutricional da Jasmine. “Quanto mais variada for a alimentação, melhor para atender as necessidades de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras”, complementa.
A Aveia em Flocos Finos da Jasmine, por exemplo, é fonte de fibras e magnésio, além de ser integral. O produto está disponível em embalagem de 200g.
- Mito ou verdade: como não suamos demasiadamente no inverno, não é preciso ingerir muita água
Mito. A ingestão de água no inverno é tão importante quanto no verão. Inclusive, no inverno também acontece a desidratação do corpo, justamente pela baixa quantidade de água ingerida.
Adriana explica que uma dica para manter a boa hidratação é levar em conta a seguinte métrica: seu peso multiplicado por 35ml. “Assim, uma mulher de 70kg precisa de cerca de 2,4 litros de água por dia, no mínimo, para se manter bem hidratada, inclusive em dias frios. No calor, por ter mais troca com o ambiente para equilibrar a temperatura corporal, pode ser que seja necessária uma quantidade maior”, ressalta.
- Mito ou verdade: pessoas saudáveis geralmente não necessitam da suplementação de vitaminas
Verdade. Porém, é importante destacar que é indispensável a avaliação completa com um especialista, que avaliará a composição corporal, sintomas, histórico clínico e familiar.
Os estudos mostram que alimentação, alterações metabólicas, composição corporal inadequada e estilo de vida pouco saudável podem ser pró-inflamatórios, contribuindo para o acometimento de doenças, mesmo em pessoas mais jovens.
- Mito ou verdade: qualquer tipo de sopa é saudável para o inverno
Mito. Assim como outras preparações, a saudabilidade da refeição dependerá dos ingredientes escolhidos.
Evite o consumo frequente de caldos à base de leite/creme de leite para não agregar muitas calorias e não dificultar a absorção do ferro, e complemente suas sopas com levedura nutricional (versão natural, nutritiva e vegana do queijo ralado), mix de sementes (de girassol e abóbora) e pão sem glúten.
O Pão sem Glúten com Chia e Ervas Finas da Jasmine é vegano, feito com fermentação biológica e possui textura leve e macia.
- Mito ou verdade: gergelim é uma ótima opção para manter a saúde no frio
Verdade. O gergelim é um alimento altamente nutritivo e rico em vitaminas, possui propriedade antioxidante, auxilia na redução dos radicais livres e contém substâncias chamadas lignanas, que contribuem para prevenção de câncer e outras doenças neurodegenerativas, como Parkinson, Alzheimer e esclerose múltipla; bem como, para doenças cardiovasculares e até metabólicas, como diabetes.
“A semente de gergelim apresenta alta concentração de ácidos graxos insaturados, os quais são benéficos para a saúde. Vale lembrar que todos os aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que precisam ser ingeridos por meio da alimentação como fenilalanina, valina e treonina estão presentes no alimento”, diz Adriana.
O gergelim é a principal fonte de cálcio de origem vegetal, também possui minerais como potássio, fósforo, magnésio, sódio, ferro, zinco, manganês e cobre.
O Gergelim Branco Descascado Integral da Jasmine é fonte de fósforo e magnésio, além de possuir ácidos graxos essenciais. Está disponível em embalagem de 150g.
Confira dicas importantes da Jasmine para agregar valor nutricional às suas refeições:
- Não utilize temperos prontos, como aqueles em pó com glutamato monossódico, corantes ou conservantes artificiais. Prefira sal marinho, ervas e especiarias nas versões in natura e desidratadas – pimentas, cominho, cardamomo e curry são boas pedidas para receitas quentes;
- Substitua os alimentos industrializados por naturais como alface, espinafre e almeirão, legumes como cenoura, brócolis e chuchu, frutas como banana, laranja e manga, sementes variadas como chia, linhaça e semente de abóbora, além dos grãos e cereais integrais, como aveia e quinoa, nozes, amêndoas e avelãs;
- Inclua variedade em suas refeições: ingredientes com zinco, vitamina C e vitamina D são extremamente benéficos à saúde. O zinco pode ser encontrado em grãos e cereais como castanhas, feijão, lentilha, chocolate amargo, arroz integral, quinoa, aveia e abacate. A vitamina C está presente em frutas como acerola e mamão, já a vitamina D está na gema de ovo, no leite integral, na manteiga etc.;
- Prefira fontes de carboidratos que contém fibras e qual são mais naturais, como arroz integral, quinoa, batata, mandioca e mandioquinha;
- Não se esqueça de incluir proteína no menu do dia: presente em leguminosas como feijões, lentilha, ervilha, grão-de-bico e nas carnes em geral. Neste caso, opte por cortes mais magros, pois a maioria das carnes já possui gordura entre suas fibras. A quinoa também é um alimento integral com boas quantidades de carboidratos complexos e proteínas;
- Se for utilizar algum tipo de gordura para refogar alho, cebola ou tomate, prefira azeite de oliva.
Agora que você já sabe o que é verdade e o que é mito, e quais ingredientes são mais recomendados para a saúde neste inverno, basta escolher seus itens favoritos acima e incluir na sua rotina.
Confira o portfólio da Jasmine em www.jasminealimentos.com
Sobre a Jasmine
A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos verdadeiramente saudáveis, práticos e saborosos. A operação da Jasmine começou de forma artesanal há 30 anos, no Paraná. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde setembro de 2022, a marca pertence à M. Dias Branco – líder nacional em massas e biscoitos. A empresa possui mais de 17 indústrias e 28 centros de distribuição instalados em diferentes estados brasileiros, assim como processos de exportação para mais de 40 países. Mais informações: www.jasminealimentos.com
Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 18 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.
Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, assumiu a liderança também em cookies integrais, granolas e pães sem glúten. É referência em produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro de 2022, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.
A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e massas feitas de milho. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.
Assessoria